ID do Artigo : 00132512 / Última Modificação : 18/12/2018

[TV] Como solucionar possíveis falhas do controle remoto

Produtos e Categorias Aplicáveis para este artigo

Atenção: Caso esteja usando um sintonizador/decodificador de marcas terceiras, você só poderá trocar de canal com o controle remoto fornecido por terceiros. O controle remoto original da Sony não funcionará.

#SonyExplica 

 

Alguns botões não podem ser usados ​​diretamente depois de uma reinicialização. Aguarde alguns minutos após a reinicialização e tente. Para Android TV, consulte as perguntas frequentes abaixo: 

Depois de efetuar um reboot, por que o Android TV não responde a certos botões do controle remoto?

Antes de começar, verifique se a falha que está acontecendo é devido ao TV ou ao controle remoto. Se a falha for devido ao controle remoto, você será orientado por seção por tipo de controle remoto. Comece a verificar a partir da Seção A.

 



Section A:
Verifique se a TV está ou não em operação

  • Verifique se os botões da TV podem ser operados.

     
    • Se os botões da TV puderem ser operados, prossiga para Seção B: Verifique itens do controle remoto (comum).
    • Se os botões da TV puderem ser operados, prossiga para Etapa 2.
      Atenção: Dependendo do modelo, as posições dos botões do TV podem variar. Verifique as laterais, partes frontais, traseiras e o topo do seu TV. Image
  • Verifique se o LED (luz de energia/lâmpada de espera) na frente/fundo do TV está ligado.
    Atenção: Dependendo do modelo, o nome, a posição e o formato do LED podem variar.  O LED exibido na imagem ao lado é um exemplo. Image
    • Se o LED estiver aceso ou piscando em vermelho, prossiga para a Etapa 3.
    • Se o LED não estiver aceso, verifique se o cabo de alimentação ou o adaptador AC não está desconectado ou solto.
    • Se não houver nenhum problema com a conexão acima, prossiga para a Etapa 3.
  • Execute um reset de energia na TV.
    • Retire o TV da tomada, aguarde alguns segundos e reconecte-o.
  • Se for causado por um fator externo, como serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo conectado, pode ser melhor realizar o reset em sua TV.
  • Remova dispositivos externos para confirmar se não há influência dos mesmos.
    Remova os dispositivos conectados (disco rígido externo USB, dispositivo de conexão HDMI, etc.) e os cabos do terminal de TV.
    #SonyExplica:
    • Não remova o cabo de alimentação do TV.
    • Se as conexões forem complicadas, anote-as e certifique-se de remontá-las antes de removê-las.
    • Quando um dispositivo específico é conectado e o TV pisca, existe a possibilidade de haver um problema com o dispositivo conectado.
  • Se você não puder operar o TV depois das confirmações acima, talvez seja necessário o reparo.


    Seção B:
    Verifique itens do controle remoto (comum)

    Atenção: Cada etapa descrita abaixo é um passo único e pode normalizar sua conexão individualmente, por isso, verifique se a conexão foi normalizada após realizar cada uma das etapas.

  • Certifique-se de que nenhum dos botões do controle remoto está congestionado.
  • Faça o reset do controle.
    O controle remoto pode não funcionar temporariamente devido a um mau contato das pilhas ou da eletricidade estática.
    1. Remova as pilhas do controle remoto.
      Atenção:
      • Dependendo do tipo de controle remoto, a abertura da tampa do compartimento de pilhas pode variar. Abaixo estão as formas mais comuns de abrir a tampa do compartimento.
      • As imagens se referem à parte traseira dos controles remotos.
        Image
         
    2. Pressione o botão [Power] do controle remoto por três segundos. 
    3. Retire as pilhas do controle.
  • Limpe os terminais do controle remoto.
    Os terminais da bateria do controle remoto podem estar sujos. Remova a tampa da bateria e enrole as baterias com o polegar enquanto as baterias ainda estão no controle remoto. Se o controle remoto começar a funcionar depois de enrolar as baterias, remova as baterias e limpe os terminais do controle remoto com uma pequena solução do fluido de limpeza do cabeçote, usando um cotonete ou pano macio e coloque as pilhas no controle remoto.
  • Substitua por pilhas novas.
    • Insira uma bateria consistente com o pólo + e - pólo de acordo com a indicação.
    • Certifique-se de inserir uma bateria no lado do polo, conforme mostrado na ilustração.
    • Não use uma bateria nova e uma bateria usada juntas ou diferentes tipos de baterias juntas.
    • Não use uma bateria recarregável.

Image

  • Execute um reset de energia na TV.
    • Retire o TV da tomada, aguarde alguns segundos e reconecte-o.
  • Se for causado por um fator externo, como serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo conectado, pode ser melhor realizar o reset em sua TV.
  • Remova dispositivos externos para confirmar se não há influência dos mesmos.
    Remova os dispositivos conectados (disco rígido externo USB, dispositivo de conexão HDMI, etc.) e os cabos do terminal de TV.
    #SonyExplica:
    • Não remova o cabo de alimentação do TV.
    • Se as conexões forem complicadas, anote-as e certifique-se de remontá-las antes de removê-las.
    • Quando um dispositivo específico é conectado e o TV pisca, existe a possibilidade de haver um problema com o dispositivo conectado.
  • Se os sintomas não melhorarem mesmo após os procedimentos até esta etapa terem sido verificados, prossiga para a Seção C.

    Seção C:
    Selecione o tipo de controle remoto (comum)

    Verifique o tipo de controle remoto com falhas.  
    Atenção: A forma dos controles remotos varia dependendo do modelo. As imagens a seguir são de controles remotos típicos com ifravermelho/sem fio.

     Controle Remoto Infravermelho

     Controle Remoto Wireless

     Controles para Android TVs lançadas em a partir de 2016

        Image    

    [A]: marca IR
     Image 

     Image 

    [B]: Botão de Comando de Voz

     Se seu controle remoto tem a marca Image (IR), é um controle remoto infravermelho.
    Se você está usando um controle remoto infravermelho, prossiga para a Seção D.

     Se seu controle remoto não possui a marca Image (IR), é um controle remoto Wireless.
    Se você está usando um controle remoto Wireless, prossiga para a Seção E.

    Atenção: Se somente o Botão de Comando por Voz Image  não estiver funcionando em sua Android TV, confira [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad.

     A marca Image (IR) não pode ser mais encontrada em controles remotos de Android TVs lançadas a partir de 2016, mas eles são, no entanto, controles remotos infravermelhos.
    Se você está usando um controle remoto deste tipo, prossiga para a Seção D.

    Atenção: Se somente o Botão de Comando por Voz Image  não estiver funcionando em sua Android TV, confira [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad.


     


    Seção D:
    Verifique itens do controle remoto infravermelho

    Image 

    Cheque o seguinte item. 


    Atenção: Cada etapa descrita abaixo é um passo único e pode normalizar sua conexão individualmente, por isso, verifique se a conexão foi normalizada após realizar cada uma das etapas.

  • Confirme a localização do sensor de controle remoto infravermelho (IR) e, em seguida, observe os seguintes pontos.
    1. Ao usar o controle remoto, certifique-se de apontar para o sensor remoto do dispositivo.

      Atenção: Dependendo do modelo do TV, o sensor IR pode estar localizado à esquerda, na parte inferior, meio e direita da tela do TV. Se houver uma marca  Image  (IR), o sensor IR estará localizado ao lado da mesma. Para mais detalhes, consulte o manual fornecido com o produto. Image
    2. Remova quaisquer obstáculos que possam estar no caminho entre o controle remoto e o dispositivo.
      • Certifique-se de que o sensor infravermelho localizado no produto, não tenha sido coberto ou obscurecido por plantas ou móveis de interiores, etc.
      • Ao usar uma barra de som, certifique-se de que ela não bloqueie o sensor IR da TV.
      • Caixas de vidro, bem como luzes fluorescentes ou halógenas, podem impedir que o sinal de IR alcance a TV.
      • Sabe-se que as lâmpadas de baixa energia interferem nas freqüências remotas. Tente mover os produtos para longe da lâmpada ou da lâmpada para longe dos produtos.
  1. Certifique-se de que a luzes fortes ou a luz do sol não brilham no sensor IR.
    A luz brilhante e a luz solar brilhante podem, por vezes, interferir com os sinais infravermelhos, especialmente se a luz for direta no sensor IR da TV.
  • Verifique se o controle está enviando sinais infravermelho (IR).
    Ao olhar para a unidade de transmissão do controle remoto infravermelho através da câmera de um telefone celular ou câmera digital, você pode verificar se o controle remoto está funcionando normalmente ou não. Algumas câmeras possuem filtro infravermelhor, por isso, tente com mais de um dispositivo.
  • Atualize o Software de seu TV..
    Existe chance dos sintomas melhorarem por causa da atualização para o software mais recente disponível.
    Atenção:
    •  Opere usando os botões da TV ou outro controle remoto.
    •  Processos de download e atualização levarão tempo.
  • As etapas de solução acima devem resolver a falha. Se você concluiu todas as etapas e a falha não for resolvida, não se preocupe! Pode ser necessário encaminhar seu TV a um Centro de Serviço Autorizado Sony ou o controle remoto pode precisar ser substituído. Clique aqui para encontrar o Centro de Serviço Autorizado mais proximo à você. 
     


    Seção  E:
    Verifique os itens do controle remoto Wireless

    Atenção: Se somente o Botão de Comando por Voz Image  não estiver funcionando em sua Android TV, confira [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad.

    [A]: Controle Remoto Touchpad
    [B]: Controle Remoto One-touch 

  • Registre/Refaça o registro do controle remoto sem fio. 
    Você só pode utilizar o Controle Remoto Wireless depois de se registrar no televisor BRAVIA. Registre/ Refaça o registro do controle remoto wireless utilizando os botões de operação no televisor BRAVIA ou no controle remoto por infravermelhos. Mesmo que você já tenha registrado, o sintoma pode ser resolvido com a nova inscrição. Para saber como se registrar, consulte:
  • Se o dispositivo de rádio estiver instalado perto da TV ou do controle remoto, confirme se não há influência do dispositivo de rádio alterando o local de instalação, etc. O rádio emitido pelo controle remoto pode ser afetado por dispositivos de rádio, como um ponto de acesso sem fio router), telefones sem fios via rádio, celulares, microondas, etc.

    Image
  •  Quando um splitter antigo estiver conectado na parte de trás da TV, verifique se a falha não pode ser melhorada removendo-o temporariamente. Existe a possibilidade de que a onda de rádio que vaza do antigo modelo interfira com a onda de rádio do controle remoto sem fio. Se você remover o splitter para melhorar o problema, verifique se a falha foi solucionada depois de substituir o splitter antigo pelo novo.

    Image
  • [Android TV] Como realizar atualizações de Software em sua Android TV..
  • Existe chance dos sintomas melhorarem por causa da atualização para o software mais recente disponível.
    Atenção:
    •  Opere usando os botões da TV ou outro controle remoto.
    •  Processos de download e atualização levarão tempo.
  • As etapas de solução acima devem resolver a falha. Se você concluiu todas as etapas e a falha não for resolvida, não se preocupe! Pode ser necessário encaminhar seu TV a um Centro de Serviço Autorizado Sony ou o controle remoto pode precisar ser substituído. Clique aqui para encontrar o Centro de Serviço Autorizado mais proximo à você.