ID do Artigo : 00132512 / Última Modificação : 11/11/2019

[TV] Meu controle remoto parou de funcionar, o que devo fazer?

    Atenção: Caso esteja usando um sintonizador/decodificador de marcas terceiras, você só poderá trocar de canal com o controle remoto fornecido por terceiros. O controle remoto original da Sony não funcionará.

     

    Caso você tenha reinicializado sua TV:

    Alguns botões não podem ser usados ​​diretamente depois de uma reinicialização. Aguarde alguns minutos após a reinicialização e tente.

    a. Antes de começar...
    Verifique se a falha que está acontecendo é devido à TV ou ao controle remoto.


    Verificando a TV:

    1. Verifique se ela está ou não em operação e se os botões da TV podem ser operados.
     

    Atenção: Dependendo do modelo, as posições dos botões do TV podem variar. Verifique as laterais (topo e abaixo) da sua TV.


    2. Caso possam ser operados, verifique se o LED na frente/fundo da TV está ligado.

    3. Se o LED estiver ligado ou piscando em vermelho, retire a TV por alguns minutos da tomada e em seguida reconecte-a. Se o LED estiver desligado, verifique se o cabo de alimentação/adaptador AC não está desconectado.
     

    Atenção: Dependendo do modelo, o nome, a posição e o formato do LED podem variar. O LED exibido na imagem ao lado é um exemplo.

     

    4. Se o dano for causado por um fator externo, como serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo conectado, pode-se realizar o reset em sua TV. Remova dispositivos externos e conectados (disco rígido, USB, dispositivo de conexão HDMI, etc) para confirmar se não há influência dos mesmos e os cabos do terminal de TV, mas não remova o cabo de alimentação do TV.
    NOTA: Quando um dispositivo específico é conectado e a tela da TV piscar, existe a possibilidade de haver um problema com o dispositivo conectado. Se você não puder operar o TV depois das confirmações acima, talvez seja necessário o reparo.

     

    b. Verificando itens do controle remoto:

    NOTA: Certifique-se de que nenhum dos botões do controle remoto está congestionado.

    1. Faça o reset do controle.
      O controle remoto pode não funcionar temporariamente devido a um mau contato das pilhas ou da eletricidade estática.
    2. Remova as pilhas do controle remoto.

    NOTA: A abertura da tampa do compartimento de pilhas pode variar. Abaixo estão as formas mais comuns de abrir a tampa do compartimento localizado na parte traseira dos controles:

    1. Pressione o botão [Power] do controle remoto por três segundos.
    2. Retire as pilhas do controle.
    3. Limpe os terminais do controle remoto.

    Os terminais da bateria do controle remoto podem estar sujos. Para realizar a limpeza, remova a tampa da bateria e pressione as baterias com o polegar enquanto as baterias ainda estão no controle remoto. Se o controle remoto começar a funcionar depois de pressionar as baterias, remova-as e limpe os terminais do controle remoto com uma pequena solução do fluido de limpeza do cabeçote, usando um cotonete ou pano macio e coloque as pilhas no controle remoto.

    1. Substitua por pilhas novas. Não use uma bateria recarregável.
      Encaixe o lado + da pilha no lado + do controle remoto. Faça o mesmo com o ladocomo indicado na imagem abaixo:

                                                                                                                                   

    Se os sintomas não melhorarem mesmo após os procedimentos até esta etapa terem sido verificados, verifique o tipo de controle remoto de acordo com os modelos abaixo:

    NOTA: A forma dos controles remotos varia dependendo do modelo. As imagens a seguir são de controles remotos típicos com infravermelho/sem fio.
     

    Controle Remoto WirelessControle Remoto InfravermelhoControles para Android TVs lançadas a partir de 2016

    Não possui a marca  (IR)

    Possui a marca  (IR)

     

    [B]: Botão de Comando de Voz
    A marca  (IR) não pode ser mais encontrada em controles remotos mas eles são controles remotos infravermelhos.

     


     

    c. Caso seu controle remoto seja Wireless:

    1. Registre/Refaça o registro do controle remoto sem fio. Utilize os botões de operação no televisor ou no controle remoto por infravermelhos. Mesmo que você já tenha registrado, o sintoma pode ser resolvido com a nova inscrição. Para saber como se registrar, consulte:

    [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad

    [Android TV] Como ativar o comando de voz do controle remoto.

    1. Caso você possua um dispositivo de rádio instalado perto da TV ou do controle remoto, confirme se não há influência de um dos dispositivos abaixo:


       
    2. Caso possua um splitter, verifique se a falha não pode ser melhorada removendo-o temporariamente. Existe a possibilidade de que a onda de rádio do antigo modelo interfira com a onda de rádio do controle remoto sem fio. Se você remover o splitter para melhorar o problema, verifique se a falha foi solucionada. Caso seja solucionada, substitua o splitter antigo pelo novo.

     

    d. Se você está usando um controle remoto infravermelho:

                                                                                            
     

    NOTA: Se somente o Botão de Comando por Voznão estiver funcionando em sua Android TV, confira [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad.

    1. Confirme a localização do sensor de controle remoto infravermelho  (IR) e, em seguida, observe os seguintes pontos:
    2. Ao usar o controle remoto, certifique-se de apontar para o sensor remoto do dispositivo.
       
      Atenção: Dependendo do modelo do TV, o sensor IR pode estar localizado à esquerda, na parte inferior, meio e direita da tela do TV. Se houver uma marca  (IR), o sensor IR estará localizado ao lado da mesma. Para mais detalhes, consulte o manual fornecido com o produto.
    1. Remova quaisquer obstáculos que possam estar no caminho entre o controle remoto e o dispositivo.

    NOTA: Sabe-se que as lâmpadas de baixa energia interferem nas frequências remotas. Tente mover os produtos para longe da lâmpada ou da lâmpada para longe dos produtos.

    1. Certifique-se de que luzes fortes ou a luz do sol não brilham no sensor  . Ambas podem interferir nos sinais infravermelhos.

    Verifique se o controle está enviando sinais infravermelho (IR) utilizando o seu celular, que, em geral, permitem essa verificação. Abra a câmera do seu celular e aponte para a parte superior do seu controle. A luz do infravermelho será visível em sua câmera, como na imagem abaixo:
     

    1. Existe a chance dos sintomas precisarem da atualização do software mais recente para melhorarem. Para isso, atualize o Software de seu TV.

     

    As etapas de solução acima devem resolver a falha. Se você concluiu todas as etapas e a falha persistir, pode ser necessário encaminhar sua TV a um Centro de Serviço Autorizado Sony ou o controle remoto precise ser substituído. Clique aqui para encontrar o Centro de Serviço Autorizado mais próximo a você.