Dicas de fotos > Capturar o movimento nas fotografias

    LIÇÃO 12Capturar o movimento nas fotografias

    Distância focal: 180 mm/número F: 5,0/velocidade do obturador: 1/4000 seg

    Neste capítulo, você aprenderá algumas técnicas para fotografar os objetos em movimento em cenas de esportes ou fotografia de ferrovias com uma sensação de presença e dinamismo. As câmeras α possuem diversas funções para fotografar os objetos em movimento. Como a primeira etapa, tente o conselho fornecido abaixo.

    Como fotografar com o movimento parado

    Para parar o movimento do objeto momentaneamente e capturá-lo como a melhor captura impressionante, é necessário disparar em velocidades mais rápidas do obturador. A velocidade do obturado pode ser definida da maneira como você gosta no modo S, mas use o modo "Ação de Esportes" na Seleção de Cena (modo de disparo) primeiro.
    O modo "Ação de Esportes" permite tirar uma foto congelando a ação de objetos em movimento. Com velocidades mais rápidas do obturador e operação de AF para acompanhar continuamente o movimento dos objetos, esse modo é adequado para os objetos em movimento. Além disso, o modo de disparo contínuo é ativado automaticamente nesse modo, é mais fácil de capturar o melhor momento da cena. Observe que o disparo contínuo vai parar se você retirar seu dedo do botão do obturador depois que o obturador for solto uma vez. Certifique-se de manter o botão do obturador pressionado em toda a cena que deseja capturar.

    1/800 seg 1/800 seg

    Para capturar os exemplos acima, o fotógrafo manteve pressionado o botão do obturador enquanto o cachorro estava correndo. As duas fotografias acima são as melhores capturas dentre os disparos contínuos. Com a velocidade do obturador definido em 1/800 s., o movimento do objeto parece parado.

    Como o modo "Ação de Esportes" na Seleção da Cena é um dos modos de disparo automático, você não pode mudar as configurações de brilho e cor. Para usar as funções para mudá-las, como compensação de exposição e equilíbrio de brancos, fotografe no modo S. Ao fotografar no modo S, defina o modo de focagem automática para AF-C (AF contínuo) e o modo de acionamento para Disparo contínuo, para que você possa fotografar os objetos em movimento continuamente.

    Decidindo a composição

    Se você usou o disparo contínuo, considere a composição também. Conforme mostrado em "1. Fotografar retratos impressionantes com pessoas destacadas" e "9. Permitir que um item pequeno desempenhe o papel principal", a composição típica bem equilibrada é a composição "Regra de três". No entanto, para cenas nas quais você deseja expressar o dinamismo do momento, a composição com o objeto no centro do frame também é recomendada. Esta composição é eficiente para expressar o poder e o tema do objeto claramente. Ao fotografar cenas de esportes, capturando o close-up do objeto principal em movimento no centro do frame, você pode dar acabamento na sua fotografia de forma impressionante com uma sensação completa de presença.

    Distância focal: 300 mm/número F: 5,6/velocidade do obturador: 1/2500 seg

    Esses exemplos são capturados na composição com o objeto no centro do frame. Ao aplicar mais zoom no objeto com uma lente de teleobjetiva, as fotografias transmitem o poder e o dinamismo do objeto. Além disso, como o assunto está no centro do frame, é mais fácil trazê-lo no foco.

    Quando você estiver fotografando objetos em movimento, a situação pode mudar radicalmente em um momento, a menos quando fotografar paisagens sem movimento. Portanto, as principais prioridades incluem não perder as oportunidades de captura e tirar o máximo de fotos possível. Primeiramente, acostume-se com os disparos contínuos e deixe a composição até que tenha mais liberdade de movimento. Você também pode compor as fotografias aparando-as no computador depois que chegar em casa.

    Distância focal: 70 mm/número F: 5,6/velocidade do obturador: 1/400 seg

    Experimentando lentes de teleobjetiva

    Nas cenas de esporte como os exemplos acima, aplicar mais zoom no objeto é eficiente para transmitir o dinamismo. Especialmente, no ambiente em que você precisa fotografar de uma distância, as lentes de teleobjetiva são necessárias. As lentes de teleobjetivas são altamente recomendadas para as pessoas que geralmente fotografam partidas de jogos, pássaros e animais.

    Distância focal: 300 mm/número F: 7,1/velocidade do obturador: 1/1600 seg

    SAL70300G

    Esta lente da Série G proporciona uma combinação atrativa de alcance de zoom estendido mais uma qualidade de imagem excelente. Um elemento de lente ED alcança aberração excepcionalmente baixa na distância focal máxima de 300 mm, de modo que suas imagens de teleobjetiva se beneficiem de clareza e profundidade impressionantes. SSM (Super Sonic wave Motor) fornece operação rápida e silenciosa de foco automático, embora os switches de retenção de foco e de alcance de foco ofereçam controle de foco de precisão. Com a capacidade de aproximar o foco em até 1,2m, essa lente de teleobjetiva também permite que você se movimente para fotografar pessoas ou detalhes de close-up.

    Distância focal: 208 mm/número F: 6,3/velocidade do obturador: 1/320 seg

    SEL55210

    Esta lente de 3,8x zoom leva você de 55 mm a 210 mm com o desempenho ótico surpreendente consistentemente até o fim. A estabilização da imagem Optical SteadyShot facilita o alcance da nitidez, imagens estáveis e vídeo com pouca luz ou quando aplicar zoom em objetos distantes. Além disso, o motor da unidade interna e o foco interno tornam o AF suave e responsivo com o mínimo ruído, perfeito para captura de vídeo.