Dicas de fotos > Capturar o movimento nas fotografias

    Nível: Iniciante

    LIÇÃO 12Capturar o movimento nas fotografias

    Distância focal: 180 mm/Número F: 5,0/Velocidade do obturador: 1/4.000 seg.

    Neste capítulo, você aprenderá algumas técnicas para fotografar os objetos em movimento em cenas de esportes ou fotografia de ferrovias com uma sensação de presença e dinamismo. As câmeras α possuem diversas funções para fotografar os objetos em movimento. Como a primeira etapa, tente o conselho fornecido abaixo.

    Como fotografar com o movimento parado

    Para parar o movimento do objeto momentaneamente e capturá-lo como a melhor captura impressionante, é necessário disparar em velocidades mais rápidas do obturador. A velocidade do obturador pode ser definida da maneira como você gosta no modo S, mas use o modo "Ação de esporte" na Seleção de cenas (modo de captação) primeiro.
    O modo "Ação de esporte" permite tirar uma foto congelando a ação de objetos em movimento. Com velocidades mais rápidas do obturador e operação de AF para acompanhar continuamente o movimento dos objetos, esse modo é adequado para os objetos em movimento. Além disso, o modo de disparo contínuo é ativado automaticamente nesse modo, é mais fácil de capturar o melhor momento da cena. Observe que o disparo contínuo vai parar se você retirar seu dedo do botão do obturador depois que o obturador for solto uma vez. Certifique-se de manter o botão do obturador pressionado em toda a cena que deseja capturar.

    1/800 seg. 1/800 seg.

    Para capturar os exemplos acima, o fotógrafo manteve pressionado o botão do obturador enquanto o cachorro estava correndo. As duas fotografias acima são as melhores capturas dentre os disparos contínuos. Com a velocidade do obturador definida em 1/800 seg., o movimento do objeto parece parado.

    Como o modo "Ação de esporte" na Seleção de cenas é um dos modos de captação automáticos, você não pode mudar as configurações de brilho e cor. Para usar as funções para mudá-las, como compensação de exposição e equilíbrio de branco, fotografe no modo S. Ao fotografar no modo S, defina o modo de foco automático para AF-C (AF contínuo) e o modo de acionamento para Disparo contínuo, para que você possa fotografar os objetos em movimento continuamente.

    Decidindo a composição

    Se você usou o disparo contínuo, considere a composição também. Conforme mostrado em "1. Fotografe retratos impressionantes com pessoas destacadas" e "9. Permita que um item pequeno desempenhe o papel principal", a composição típica bem equilibrada é a Composição "Regra de três". No entanto, para cenas nas quais você deseja expressar o dinamismo do momento, a composição com o objeto no centro do frame também é recomendada. Esta composição é eficiente para expressar o poder e o tema do objeto claramente. Ao fotografar cenas de esportes, capturando o close-up do objeto principal em movimento no centro do frame, você pode dar acabamento na sua fotografia de forma impressionante com uma sensação completa de presença.

    Distância focal: 300 mm/Número F: 5,6/Velocidade do obturador: 1/2.500 seg.

    Esses exemplos são capturados na composição com o objeto no centro do frame. Ao aplicar mais zoom no objeto com uma lente de teleobjetiva, as fotografias transmitem o poder e o dinamismo do objeto. Além disso, como o assunto está no centro do frame, é mais fácil trazê-lo no foco.

    Quando você estiver fotografando objetos em movimento, a situação pode mudar radicalmente em um momento, a menos quando fotografar paisagens sem movimento. Portanto, as principais prioridades incluem não perder as oportunidades de captura e tirar o máximo de fotos possível. Primeiramente, acostume-se com os disparos contínuos e deixe a composição até que tenha mais liberdade de movimento. Você também pode compor as fotografias aparando-as no computador depois que chegar em casa.

    Distância focal: 70 mm/Número F: 5,6/Velocidade do obturador: 1/400 seg.

    Experimentando lentes de teleobjetiva

    Nas cenas de esporte como os exemplos acima, aplicar mais zoom no objeto é eficiente para transmitir o dinamismo. Especialmente, no ambiente em que você precisa fotografar de uma distância, as lentes de teleobjetiva são necessárias. As lentes de teleobjetivas são altamente recomendadas para as pessoas que geralmente fotografam partidas de jogos, pássaros e animais.

    Distância focal das lentes: 200 mm/Número F: 6,3/Velocidade do obturador: 1/2.000 seg.

    Perfeito para a vida selvagem e muito mais, esse zoom de superteleobjetiva de 200 a 600 mm pode alcançar até 840 mm ou 1.200 mm com teleconversores de 1,4x e 2,0x, com qualidade total da lente G e performance de AF. Os elementos de vidro ED e asféricos alcançam uma excelente resolução em todo o intervalo de zoom, enquanto o Revestimento Nano AR da Sony corta reflexos e efeitos fantasmas. O bokeh também é lindo.

    Número F: 16/Velocidade do obturador: 1/6 seg.

    O primeiro zoom de montagem tipo E Full Frame de 70-300 mm oferece excelente resolução em toda a imagem. Ele também permite que você chegue perto para close-ups e detalhes impressionantes com foco mínimo de 90 cm (2,95 pés). A estabilização de imagem SteadyShot óptico integrada controla efetivamente o movimento da câmera, do foco próximo à teleobjetiva, enquanto um atuador linear avançado garante o foco automático rápido e preciso. Também é resistente a pó e à umidade.

    Distância focal das lentes: 193 mm/Número F: 6,3/Velocidade do obturador: 1/50 seg.

    O design óptico e mecânico otimizado oferece excelente performance de zoom de superteleobjetiva para corpos APS-C (equiv. 105-525 mm). A impressionante qualidade da Lente G é mantida em todo o intervalo de zoom até as bordas da imagem. Tudo isso está presente em uma lente superteleobjetiva com zoom 5x compacta e portátil, com estabilização de imagem óptica integrada.

    Distância focal: 208 mm/Número F: 6,3/Velocidade do obturador: 1/320 seg.

    Esta lente de 3,8x zoom leva você de 55 mm a 210 mm com o desempenho ótico surpreendente consistentemente até o fim. A estabilização da imagem Optical SteadyShot facilita o alcance da nitidez, imagens estáveis e vídeo com pouca luz ou quando aplicar zoom em objetos distantes. Além disso, o motor da unidade interna e o foco interno tornam o AF suave e responsivo com o mínimo ruído, perfeito para captura de vídeo.