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    Nível: Iniciante

    LIÇÃO 13Capturar belas fotos em festas

    A luz insuficiente dificulta capturar belas fotos de festas internas e celebrações em ambientes escuros. Aqui, apresentamos algumas técnicas para capturar o que você vê.

    Capturar o que você vê

    Ao fotografar em ambientes internos com pouca luz, geralmente o flash integrado da câmera dispara para evitar a desfocagem. No entanto, quando a luz do flash ilumina diretamente o objeto, a luz pode refletir de modo que a área ao redor pode parecer relativamente subexposto, dando à imagem uma aparência artificial, como mostrado abaixo.

    Iluminado com flash

    Não iluminado com flash

    Em primeiro lugar, vamos tentar fotografar sem usar o flash integrado. Comece selecionando [Mancha antimovimento]* em Seleção de cena. No modo Mancha antimovimento, seis fotos são capturadas continuamente cada vez que o obturador é disparado, sendo então sobrepostas, uma em cima da outra, para reduzir o ruído. Você pode capturar áreas com menos ruído (em comparação com fotografar com Automático inteligente) e de alta sensibilidade, e uma alta velocidade do obturador está definida. Além disso, objetos em movimento e o fundo são identificados e sobrepostos, um por cima do outro, assim você pode fotografar enquanto controla o movimento da câmera e a desfocagem do objeto.

    • *Pode estar localizado em qualquer outro lugar além de Seleção de cena, dependendo da câmera usada.

    Captura uma foto (desfocagem do objeto)

    Modo Mancha antimovimento

    No entanto, como o modo Mancha antimovimento é um modo de captura automática, o tom das cores e o brilho que são explicados na próxima seção não podem ser definidos. Para alterar essas características usando as funções de equilíbrio de branco e compensação de exposição, fotografe no modo A. Ao fotografar em modo A, aumente a abertura o máximo possível. Se ainda ocorrer desfocagem, tente fotografar enquanto aumenta manualmente a sensibilidade.

    A seção acima explica como fotografar sem usar o flash. Se ainda ocorrer a desfocagem usando essa técnica, use o flash. Mude para o modo P quando fizer isso, de modo que você possa alterar o tom e o brilho das cores, que serão explicados na próxima seção.

    Ajuste do tom das cores

    O tom das cores é crucial para capturar o que você vê e pode ser ajustado com a função de equilíbrio de branco. Primeiro, tente fotografar com a definição de equilíbrio de branco [AWB]. Com AWB, a câmera ajusta automaticamente o tom das cores de acordo com a cena, mas às vezes o tom das cores determinado pelo AWB não corresponde ao que se vê a olho nu. Se isso acontecer, faça um ajuste mais preciso do equilíbrio de branco. Ao fotografar sob iluminação de cores quentes, tente ajustar o equilíbrio do branco para âmbar (A) para capturar o calor que você vê.

    A imagem parece mais azul do que a olho nu

    Equilíbrio de branco ajustado para âmbar

    Quando o objeto não está em foco

    A câmera vem com uma função de foco automático (AF) para focar automaticamente o objeto, mas o AF pode ser menor que o ideal para cenas escuras ou com iluminação insuficiente. Nesse caso, você pode tentar uma das seguintes soluções.

    Trava AF

    O AF facilita focar em objetos brilhantes ou com alto contraste. Então, quando o foco não estiver no objeto a ser capturado, procure um objeto brilhante, como alimentos ou um objeto sob um holofote. O segredo é procurar um objeto que esteja à mesma distância da câmera que o assunto que você deseja capturar.
    Quando encontrar um local iluminado, aponte a câmera para este local, ajuste o AF, aponte a câmera novamente para o objeto que você quer capturar enquanto mantém o AF, crie a foto, e pressione o botão do obturador para tirar a foto.
    Na configuração padrão, pressionar o botão do obturador até a metade ativará o AF, então, aponte a câmera para um local iluminado, pressione o botão do obturador até a metade e, quando conseguir o foco desejado, crie a foto enquanto continua a pressionar o botão do obturador até a metade.

    Foco manual (MF)

    Outra técnica é usar o foco manual (MF) para focar o objeto que você deseja capturar. Ao selecionar [MF], é possível ajustar o foco manualmente ao girar o anel de foco da lente.
    Entretanto, leva tempo para se acostumar às configurações da câmera e ao ajuste de foco com MF. Se tiver interesse em fotografar com MF, teste o MF com antecedência.
    Além disso, a forma de alternar de AF para MF varia de acordo com o modelo da câmera. Consulte o Manual do usuário ou o Guia para obter detalhes.

    Uso de um flash externo

    Apresentamos diversas técnicas de fotografia que não usam flash, mas você pode capturar fotos mais bonitas e que transmitam a sensação original da cena intacta com a fotografia com disparo de flash usando um flash externo opcional.
    A fotografia com disparo de flash requer iluminar o objeto com luz indireta refletida em uma parede ou no teto. A luz é suavemente difundida, criando uma imagem mais natural, reduzindo sombras artificiais e brilhos no rosto que muitas vezes ocorrem quando usamos o flash integrado para iluminar diretamente o objeto.

    Iluminando diretamente o rosto com um flash

    O flash HVL-F60RM de encaixe apresenta alta intensidade GN60, captação contínua em alta velocidade e operação rápida; ideal para usuários avançados e profissionais. Funcionalidade de comando/receptor por rádio sem fio inclusa.

    Fotografia de disparo de flash com flash externo

    Forneça uma iluminação potente com o flash de encaixe HVL-F45RM compacto e de alto desempenho. Explore a liberdade do controle de rádio sem fio integrado em configurações multi-flash e comunicação sem fio ótica convencional. Fácil de utilizar, excelente confiabilidade, resultados profissionais, especialmente para fãs de câmeras de lentes intercambiáveis α compactas de montagem tipo E.

    • * A usabilidade dos flashes externos disponíveis varia de acordo com o modelo da câmera usada. Verifique se o flash externo é compatível com o modelo da câmera antes de comprar o equipamento.