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LIÇÃO 13Captura de belas fotos em festas

A luz insuficiente dificulta capturar belas fotos de festas internas e celebrações em ambientes escuros. Aqui, apresentamos algumas técnicas para capturar o que você vê.

Capturar o que você vê

Ao fotografar em ambientes internos com pouca luz, geralmente o flash integrado da câmera dispara para evitar a desfocagem. No entanto, quando a luz do flash ilumina diretamente o objeto, a luz pode refletir de modo que a área ao redor pode parecer relativamente subexposto, dando à imagem uma aparência artificial, como mostrado abaixo.

Iluminado com flash

Não iluminado com flash

Em primeiro lugar, vamos tentar fotografar sem usar o flash integrado. Comece selecionando [Mancha antimovimento]* em Seleção de cena. No modo Mancha antimovimento, seis fotos são capturadas continuamente cada vez que o obturador é disparado, sendo então sobrepostas, uma em cima da outra, para reduzir o ruído. Você pode capturar áreas com menos ruído (em comparação com fotografar com Automático inteligente) e de alta sensibilidade, e uma alta velocidade do obturador está definida. Além disso, objetos em movimento e o fundo são identificados e sobrepostos, um por cima do outro, assim você pode fotografar enquanto controla o movimento da câmera e a desfocagem do objeto.

  • *Pode estar localizado em qualquer outro lugar além de Seleção de cena, dependendo da câmera usada.

Captura uma foto (desfocagem do objeto)

Modo Mancha antimovimento

No entanto, como o modo Mancha antimovimento é um modo de captura automática, o tom das cores e o brilho que são explicados na próxima seção não podem ser definidos. Para alterar essas características usando as funções de equilíbrio de branco e compensação de exposição, fotografe no modo A. Ao fotografar no modo A, abra a abertura o máximo possível. Se ainda ocorrer desfocagem, experimente fotografar enquanto aumenta manualmente a sensibilidade.

A seção acima explica como fotografar sem usar o flash. Se ainda ocorrer a desfocagem usando essa técnica, use o flash. Mude para o modo P quando fizer isso, de modo que você possa alterar o tom das cores e o brilho, o que é explicado na próxima seção.

Ajuste do tom das cores

O tom das cores é crucial para capturar o que você vê e pode ser ajustado com a função de equilíbrio de branco. Primeiro, tente fotografar com a definição de equilíbrio de branco [AWB]. Com AWB, a câmera ajusta automaticamente o tom das cores de acordo com a cena, mas às vezes o tom das cores determinado pelo AWB não corresponde ao que se vê a olho nu. Se isso acontecer, faça um aperfeiçoe o equilíbrio de branco. Ao fotografar sob iluminação de cores quentes, tente ajustar o equilíbrio do branco para âmbar (A) para capturar o calor que você vê.

A imagem parece mais azul do que a olho nu

Equilíbrio de branco ajustado para âmbar

Quando o objeto não está em foco

A câmera vem com uma função de focagem automática (AF) para focar automaticamente o objeto, mas o AF pode ser menor que o ideal para cenas escuras ou com iluminação insuficiente. Nesse caso, você pode tentar uma das seguintes soluções.

Trava AF

O AF facilita focar em objetos brilhantes ou com alto contraste. Então, quando o foco não estiver no objeto a ser capturado, procure um objeto brilhante, como alimentos ou um objeto sob um holofote. A chave é procurar um objeto que esteja à mesma distância da câmera que o objeto a ser fotografado.
Quando você encontrar um local brilhante, aponte a câmera para esse local, ajuste o AF, aponte a câmera novamente para o objeto a ser capturado e, enquanto mantém o AF, componha a foto e pressione o botão do obturador para fotografar.
Na definição padrão, pressionar o botão do obturador até a metade ativa o AF, portanto, aponte a câmera para um local brilhante, pressione até a metade o botão do obturador e, quando o foco for alcançado, componha a foto enquanto continua a pressionar o botão do obturador até a metade.

Foco manual (MF)

Outra técnica é usar o foco manual (MF) para focar o objeto que você deseja capturar. Quando [MF] está selecionado, você pode ajustar o foco manualmente girando o anel de foco na lente.
No entanto, demora algum tempo até que você se acostume com as definições da câmera e o ajuste do foco com MF. Se você está interessado em fotografar com MF, experimente o MF com antecedência.
Além disso, a maneira de mudar de AF para MF varia de acordo com o modelo da câmera. Consulte o Manual do usuário ou o Guia para obter detalhes.

Uso de um flash externo

Apresentamos diversas técnicas de captura que não usam flash, mas você pode capturar fotos mais bonitas com a sensação original intacta da cena com a fotografia de disparo de flash usando um flash externo opcional.
A fotografia com disparo de flash envolve iluminar o objeto com luz indireta que é refletida de uma parede ou teto. A luz é suavemente difundida, criando uma imagem mais natural, reduzindo sombras artificiais e brilhos no rosto que muitas vezes ocorrem quando usamos o flash integrado para iluminar diretamente o objeto.

Iluminando diretamente o rosto com um flash

HVL-F43M

Poderoso flash compacto que também suporta fotografia de disparo de flash para capturas de orientação vertical

Fotografia de disparo de flash com flash externo

HVL-F32M

Flash brilhante compacto com luz LED que suporta a gravação de filmes

  • * A usabilidade dos flashes externos disponíveis varia de acordo com o modelo da câmera usada. Verifique se o flash externo é compatível com o modelo da câmera antes de comprar o equipamento.