Dicas de fotos > Deixe um item pequeno desempenhar o papel principal

    LIÇÃO 9Deixe um item pequeno desempenhar o papel principal

    Distância focal: 30 mm/número F: 7,1/velocidade do obturador: 1/125 seg

    Para realçar as características, a vivacidade ou a beleza de um item pequeno, é essencial focar com precisão no item e deixá-lo desempenhar o papel principal na foto. Este capítulo fornece algumas técnicas de captura principalmente usadas para capturar produtos luxuosos e fotos de itens em bancadas.
    Primeiro, ajuste a câmera no modo P antes de começar a captura.

    Regra básica: Aproxime-se e capture pelo lado da teleobjetiva

    Ao capturar um item pequeno como o objeto principal, desfoque os planos de fundo para enfatizar o objeto.
    Para capturar um close-up do objeto e desfocar outras áreas, as principais regras são "aproximar-se o máximo possível do objeto" e "capturar pelo lado da teleobjetiva (com distâncias focais maiores) da lente de zoom", como recomendado em "1. Fotografar retratos impressionantes com pessoas destacadas", "8. Capture o micromundo" etc. No entanto, preencher o quadro inteiro com o objeto pode não transmitir efetivamente as características de um item pequeno. Nesses casos, capture várias fotos repetidamente enquanto afasta a câmera pouco a pouco do objeto.

    Essa foto foi capturada com a lente de zoom "SEL1855" incluída no kit de lente de zoom NEX-F3. Para desfocar o fundo, a distância focal foi definida para a extremidade teleobjetiva, 55 mm. Ao focar no item pequeno e capturar pelo mesmo nível do objeto, o item foi realçado e o fundo, desfocado.
    Além disso, as lentes macro são úteis para capturar itens pequenos. Em comparação com outras lentes, as lentes macro permitem ficar extremamente perto do objeto. Como resultado, é possível capturar em close-ups pequenas peças de joalheria, como anéis, colares e brincos.

    Lente: SEL1855/distância focal: 55 mm/número F: 5,6/velocidade do obturador: 1/100 seg

    Esse é um pingente com uma lente macro.
    Além da capacidade de capturar close-ups, as lentes macro também têm a grande vantagem de permitir ao fotógrafo se aproximar o máximo possível do objeto. Com uma lente macro, há a flexibilidade de decidir o ângulo, a composição e o tamanho do objeto, mesmo em um espaço limitado, como em uma mesa ou em uma sala pequena.

    Lente: SAL100M28/distância focal: 100 mm/número F: 7,1/velocidade do obturador: 1/13 seg

    Considerando a composição

    Preste atenção na composição antes de soltar o obturador.
    Se um fotógrafo iniciante soltar o obturador acidentalmente, frequentemente o objeto principal é colocado no centro do quadro. Essa composição pode expressar claramente o poder e o tema do objeto. Ao fotografar itens pequenos, no entanto, pode ser desafiador usar um espaço para expressão fotográfica e sensação de ritmo.
    Para capturar itens pequenos, recomenda-se a composição "Regra de três" ou a composição diagonal.

    Distância focal: 100 mm/número F: 2,8/velocidade do obturador: 1/60 seg Composição "regra de três"

    Esse é um exemplo da composição "Regra de três". Na composição da "Regra de três", o quadro é dividido em 9 seções (3 horizontais × 3 verticais) e o principal objeto é colocado nas interseções das linhas de divisão. No exemplo acima, o item pequeno principal foi colocado na intersecção superior direita. Com o objeto principal nessa posição, a foto parece mais estável, com um equilíbrio perfeito criado pelo padrão do tecido no espaço aberto. No entanto, se for usada a composição "Regra de três" para todas as capturas, as fotos podem se tornar monótonas. Como resultado, recomenda-se usar essa composição apenas como referência quando houver dúvidas sobre a composição.

    Distância focal: 30 mm/número F: 3,5/velocidade do obturador: 1/20 seg Composição diagonal

    Outra composição recomendada para fotografar itens pequenos é a composição diagonal. Como na foto acima, se os mesmos itens ou padrões estiverem alinhados sucessivamente, ou se houver um padrão listrado, organize-os diagonalmente no quadro para criar essa composição.
    A composição diagonal pode acrescentar uma sensação de ritmo e levar o visualizador a imaginar como a cena se estende além do quadro.

    Composição diagonal
    Distância focal: 18 mm/número F: 3,5/velocidade do obturador: 1/400 seg

    Essa foto é também um exemplo de composição diagonal. Macarrones coloridos estão ritmicamente dispostos no quadro.
    Assim, a composição diagonal produz ritmo e perspectiva, mas pode dar uma impressão desequilibrada e inquieta. Em vez de adotar apenas uma composição, teste várias composições. No exemplo anterior dos macarons, capturar diretamente acima dos macarons poderia criar uma foto interessante.

    Testando lentes macro

    Se você captura itens pequenos ou flores frequentemente, ter uma lente macro aumentará muito a sua expressão fotográfica. Se estiver experimentando uma lente macro pela primeira vez, recomenda-se usar a "SAL30M28" para montagem A e a "SEL30M35" para montagem E. Elas têm um ângulo de visão conveniente e proporcionam uma excelente performance pelo custo.

    Distância focal: 30 mm/número F: 3,5/velocidade do obturador: 1/50 seg

    SAL30M28

    Essa lente permite chegar até 2 cm do objeto e capturar imagens macro com ampliação de até 1:1. Os detalhes do foco serão incrivelmente nítidos, enquanto o fundo fora de foco se dissolve em um desfoque cremoso que pode fazer com que os detalhes realmente se destaquem.

    Distância focal: 30 mm/número F: 3,5/velocidade do obturador: 1/60 seg

    SEL30M35

    Essa lente oferece recursos macro versáteis e de alto desempenho em um corpo leve e compacto. Ela é uma lente macro realmente 1:1 com uma distância de trabalho mínima de 2,4 cm, permitindo que objetos muito pequenos e detalhes sejam renderizados com resolução e contraste excelentes.