Dicas de fotos > Fotografar retratos impressionantes com pessoas destacadas

    Nível: Iniciante

    LIÇÃO 1Fotografar retratos impressionantes
    com pessoas destacadas

    Distância focal: 180 mm/número F: 4,0/velocidade do obturador: 1/250 seg.

    Se você desfocar os planos de fundo e der ênfase em pessoas, poderá tirar fotos incríveis com um tema claro.
    Essas fotos são chamadas de retratos. Essa técnica pode ser usada para instantâneos do dia a dia e em fotos para lembranças de aniversários ou casamentos.
    Em capturas não intencionais, geralmente incluímos a imagem inteira de uma pessoa no quadro. Isso resulta em uma composição monótona, como em uma foto para identidade.
    Neste capítulo, você aprenderá algumas dicas para destacar a pessoa e ter um acabamento mais impressionante das suas fotografias.
    Ao tirar fotos, defina a câmera para o modo A e abra a abertura o máximo possível.

    Tirando foto no lado da teleobjetiva

    Se você usar uma lente de zoom, aproxime o máximo possível do objeto e tire a foto no lado da teleobjetiva (com distâncias focais maiores). Desta forma, você pode eliminar objetos ao redor indesejados e desfocar mais os planos de fundo de forma que somente a pessoa será enfatizada.

    [1] Distância focal: 55 mm/
    número F: 1,8
    [2] Distância focal: 55 mm/
    número F: 1,8

    Nos exemplos acima, a foto [2] foi capturada aproximando-se do objeto e aplicando mais zoom na parte superior do corpo. Como resultado, a expressão do objeto se destaca, processado mais expressivamente. Capturar a curta distância torna o fundo mais desfocado e destaca a expressão no rosto da mulher.
    Para fotos de recordação em pontos turísticos, fotos como [1], que inclui a paisagem das imediações no quadro, podem ser melhores. No entanto, se você quiser que apenas a pessoa se sobressaia, [2] parece mais impressionante.

    Considerando a composição

    Alterar a composição causa uma grande diferença na atmosfera das fotos, mesmo quando você fotografa o mesmo objeto.
    No disparo casual, tendemos a compor uma fotografia com o objeto no centro do frame. Ao fotografar retratos, no entanto, tente usar a "Regra de três" para a sua composição.
    Na composição da "Regra de três", o quadro é dividido em 9 seções (3 horizontais × 3 verticais) e o objeto principal é colocado nas interseções das linhas de divisão. Para retratos, coloque o centro da face ou os olhos na interseção.
    A "Regra de três" é a base das fotos bem equilibradas. Se você não tiver certeza sobre como compor a sua fotografia, tente usar a "Regra de três". Ao manter essa regra em mente, você conseguirá automaticamente tirar várias fotografias boas. As câmeras Sony α possuem uma função para exibir as linhas de grade da "Regra de três" no monitor, na parte de trás da câmera. Use essa função se precisar de um guia para a sua composição ao fotografar.

    Distância focal: 70 mm/número F: 4,0/velocidade do obturador: 1/250 seg.

    Apenas colocando o centro da cabeça na linha de divisão, o disparo acima se tornou muito impressionante e bem equilibrado. Além disso, ao deixar um espaço na área para onde o objeto está olhando, a foto ainda transmite a atmosfera do momento.
    E também, como princípio básico, uma foto de retrato deve ser tirada na orientação vertical, como a foto acima. Ao colocar o corpo da pessoa em paralelo às laterais longas da imagem, os planos de fundo serão organizados naturalmente e você poderá facilmente tornar a fotografia simples e clara. Fotografar na orientação horizontal é bom se você desejar incluir os planos de fundo. No entanto, se deseja enfatizar apenas a pessoa, é recomendável usar a orientação vertical.

    Usando a luz de fundo

    Outro ponto importante é o ângulo da luz. Em especial para retratos de mulher, a pele e o cabelo podem ser renderizados suavemente fotografando com a luz de fundo. Para a luz de fundo desejada, evite a hora do dia em que a luz do sol está forte e fotografe pouco antes do anoitecer quando a luz do sol estiver enfraquecendo, ou em um dia nublado, se possível. Se você precisar fotografar sob a luz do sol forte, tente encontrar uma maneira de enfraquecer a luz, como fotografar sob uma árvore.
    Por outro lado, se você fotografar com luz frontal, sombras serão criadas na face e a expressão do objeto parecerá sombria devido à luz forte. Se você puder controlar o ângulo da luz, tente criar a luz de fundo.
    Se você fotografar com a luz de fundo, no entanto, a face pode se tornar escura. Nesse caso, ajuste a exposição usando a função de compensação de exposição para tornar a face brilhante o suficiente. Embora os planos de fundo fiquem um pouco esbranquiçados, essa técnica suavizará a atmosfera ao redor do objeto.

    Distância focal: 200 mm/número F: 4,0/velocidade do obturador: 1/400 seg.

    Esse é um retrato de mulher capturado com luz de fundo. O objeto é iluminado por trás, pelo lado esquerdo. Não existe sombra indesejada em seu rosto e a luz que brilha em seu cabelo cria uma aparência leve e arejada.

    Tentando lentes de distância focal fixa

    As lentes de distância focal fixa são recomendadas para desfocar mais os planos de fundo e destacar somente a pessoa. Como as lentes de distância focal fixa permitem a entrada de grande quantidade de luz na câmera, elas podem reduzir a desfocagem ao fotografar em situações de pouca luz, bem como retratos.

    Distância focal: 35 mm/número F: 2/velocidade do obturador: 1/400 seg.

    Oferecendo uma excelente qualidade de imagem, mesmo na abertura máxima de F1.8, essa lente fixa compacta e leve de 35 mm para câmeras Full Frame é uma opção versátil para tudo, de fotografia de mesa a grandes espaços abertos. A operação de AF rápida, precisa e silenciosa e o rastreamento confiável de AF a tornam adequada para gravar vídeos e tirar fotos.

    Distância focal: 50 mm/número F: 2/velocidade do obturador: 1/250 seg.

    Uma lente fixa de grande abertura de 50 mm é algo que todos os usuários sérios de full-frame devem ter. Esta é uma escolha excelente e econômica. O design óptico é o que há de mais moderno em alta qualidade de imagem, e a grande abertura máxima F1.8 pode produzir um bokeh de plano de fundo maravilhoso. Nas estruturas de montagem tipo E no formato APS-C, ela proporciona a mesma alta qualidade com uma distância focal equivalente de aproximadamente 75 mm.

    Distância focal: 55 mm/número F: 2,8/velocidade do obturador: 1/640 seg.

    Essa lente fixa padrão com distância focal de 55 mm e grande abertura máxima F1.8 oferece contraste e resolução ZEISS Sonnar impressionantes para estruturas de montagem E Full Frame. Ela também pode criar um lindo bokeh de fundo para destacar seu objeto quando necessário. Com a abertura máxima ampla e brilhante, é possível fotografar em condições de pouca luz e ainda obter ótima nitidez e clareza.

    Distância focal: 85 mm/número F: 1,8/velocidade do obturador: 1/1600 seg.

    Nada como a nitidez e o bokeh suave da lente teleobjetiva fixa de médio alcance bem projetada para retratos. A SEL85F18 é a melhor opção. Ela possui um design leve e compacto para mobilidade, com óptica de alta performance e uma grande abertura máxima F1.8 que produz uma imagem de qualidade incrível. Uma excelente segunda lente para usuários de câmera Full Frame e APS-C.