ID do Artigo : 00123983 / Última Modificação : 23/05/2016

A TV não emite som através da saída de áudio DIGITAL (OPTICAL).

Produtos e Categorias Aplicáveis para este artigo

Abaixo estão algumas possíveis causas para esse problema:

  • O sistema de home theater conectado, receptor de áudio ou barra de som não está definido para decodificar corretamente o sinal digital;
  • A TV não está ajustada para um canal digital;
  • O cabo óptico não está bem conectado;
  • O cabo óptico pode estar com defeito;
  • A TV pode exigir uma atualização de software de sistema (firmware);
  • A conexão do som ou sistema de home theater de terceiros podem não ser compatíveis com a TV.

IMPORTANTE: O cabo óptico é projetado para emitir som quando o conteúdo que você está assistindo possui áudio digital (PCM ou tecnologia Dolby Digital). Esse recurso está disponível em transmissões digitais e em streaming de vídeo, não sendo suportado em cabo padrão ou estações analógicas.

Se o conteúdo não contém um sinal de áudio digital, então nenhum som poderá ser ouvido através desta conexão. Nesta situação uma ligação analógica secundária pode ser usada para transmitir o áudio. Além disso, o som enviado para a TV através de uma conexão HDMI ou por outra entrada também pode não ser emitido através do conector óptico. Neste caso, o conector óptico do dispositivo de origem (Blu-ray Disc, leitor de DVD, cabo ou de satélite) deverá ser conectado diretamente ao sistema de home theater ou estéreo para obter o som.

Siga os passos abaixo para solucionar problemas se o conector óptico parece não estar funcionando.

NOTA: Cada uma dessas etapas apresenta uma possível solução se o som não pode ser ouvido de uma TV quando conectada a um conector óptico para um Home Audio System ou Caixa de Som.

  1. Verifique se o sistema de Home Theater ou sistema de som está no modo apropriado (INPUT) para a conexão óptica.
  2. Verifique se o cabo óptico está firmemente conectado à TV e ao sistema de som que está sendo utilizado.
  3. Tente alterar o canal da TV para outra transmissão digital.
  4. Vá para o menu de som na TV e selecione alto-falantes da TV ou sistema de áudio.

    IMPORTANTE: Alguns televisores exigem que os alto-falantes internos tenham que ser desligados antes de emitir o sinal de áudio para outro dispositivo. Esta etapa desativa os alto-falantes internos.
  5. Verifique se o televisor tem a atualização mais recente do software do sistema.
  6. Substitua o cabo óptico.
  7. Se o problema não for resolvido, desligue o cabo óptico e utilize uma conexão analógica para a saída do som na TV.

    NOTA: Se estiver usando um dispositivo de origem (set-top box como um cabo, receptor de satélite ou DVR) para obter sinal de TV, você também consegue conectar este dispositivo com o receptor de áudio usando uma conexão óptica.
  • A imagem a seguir é um exemplo deste tipo de conexão:

Image