ID do Artigo : SX026722 / Última Modificação : 31/10/2017

Por que meu dispositivo está lento após uma atualização de software?

    Se você notar que dispositivo está muito lento após uma atualização de software, por exemplo, ao entrar em menus ou abrir aplicativos, leia as seguintes sugestões sobre como solucionar o problema. Verifique se o problema foi solucionado após cada sugestão antes de tentar a próxima. 

    Aguarde dois dias para ver se o desempenho melhora

    Quando você realiza uma atualização do sistema Android™, o software do dispositivo pode levar até dois dias para estabilizar. Alguns processos iniciados pela atualização podem continuar a ser executados em segundo plano durante algum tempo, por exemplo:

    • A indexação de arquivos.
    • A atualização de aplicativos pré-instalados. Os aplicativos são atualizados quando o dispositivo é ligado e conectado à Internet pela primeira vez após a atualização.

    O processo executado em segundo plano exige muito do processador, o que faz com que o dispositivo pareça estar mais lento durante um ou dois dias. Este comportamento é normal durante a indexação e atualização de aplicativos.

    Reinicie o dispositivo.

    Se o dispositivo ainda estiver lento dois dias após a atualização, reinicie o dispositivo para ver se o desempenho melhora.

    Restaurar padrão de fábrica.

    Faça o backup de todos os dados importantes salvos na memória interna do dispositivo e, em seguida, restaure o padrão de fábrica. Você encontrará instruções detalhadas sobre como redefinir o dispositivo mais adiante nesta página. Atenção! Restaurar as configurações originais apagará todos os dados da memória interna. Conteúdos em um cartão SD não serão apagados. Você deve fazer backup de conteúdos pessoais, como contatos e arquivos de mídia, do seu dispositivo para um cartão SD ou para um serviço de backup em nuvem (conta on-line). Como alternativa, você pode fazer um backup em um computador usando o aplicativo para computadores Xperia™ Companion.

    Formate o seu cartão de memória (cartão SD)

    Tente formatar o cartão de memória. Formatar o cartão remove todos os arquivos e pastas, incluindo qualquer dado remanescente e arquivos corrompidos. Você encontrará instruções detalhadas sobre como formatar o cartão de memória mais adiante nesta página. Atenção! Faça backup de todos os dados importantes antes de formatar o cartão de memória. Você pode usar um gerenciador de arquivos para transferir o conteúdo do cartão de memória para um computador.

    Instruções detalhadas

    Dica: Para verificar a versão atual do Android™ do seu dispositivo, localize e toque em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo > Versão do Android ou Configurações > Sobre o telefone/tablet > Versão do Android.

    Restaurar as configurações originais

    Atenção! Para evitar danos permanentes ao dispositivo, não interrompa o procedimento de restauração das configurações originais.

    Android™ 8.0

    Para restaurar as configurações originais

      1. Faça o backup de todos os dados importantes salvos na memória interna do dispositivo para, por exemplo, um cartão SD ou para um serviço de backup em nuvem (conta on-line). Se tiver quaisquer arquivos criptografados armazenados em um cartão SD, você deve também remover a criptografia para garantir que ainda poderá acessá-los após a redefinição.
      2. Confira se sabe o nome de usuário e senha da sua conta do Google™.
      3. Localize e toque em Configurações > Sistema > Redefinir.
      4. Toque em Configuração original > REDEFINIR O TELEFONE.
      5. Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
      6. Para confirmar, toque em APAGAR TUDO.

      Android™ 5.0, 5.1, 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1

      Para restaurar as configurações originais

      1. Faça o backup de todos os dados importantes salvos na memória interna do dispositivo para, por exemplo, um cartão SD ou para um serviço de backup em nuvem (conta on-line). Se tiver quaisquer arquivos criptografados armazenados em um cartão SD, você deve também remover a criptografia para garantir que ainda poderá acessá-los após a redefinição.
      2. Confira se sabe o nome de usuário e senha da sua conta do Google™.
      3. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      4. Localize e toque em Configurações > Backup e redefinição > Restaurar padrão de fábrica.
      5. Android 5.0/5.1: Caso também deseje apagar dados como fotografias e música, que são salvos no armazenamento interno do dispositivo, marque a caixa de seleção Apagar armazenamento interno (não afeta o cartão SD).
      6. Toque em Redefinir telefone/tablet ou Apagar tudo.
      7. Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
      8. Para confirmar, toque em Apagar tudo.

      Android™ 4.2, 4.3 ou 4.4

      Para restaurar as configurações originais

      1. Faça backup de qualquer conteúdo pessoal que queira manter armazenado na memória interna do seu dispositivo para, por exemplo, um cartão SD ou para um computador usando o aplicativo para computadores Xperia™ Companion.
      2. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      3. Localize e toque em Configurações > Backup e redefinição > Restaurar padrão de fábrica.
      4. Caso também deseje apagar dados como fotografias e música, que são salvos no armazenamento interno do dispositivo, marque a caixa de seleção Apagar armazenamento interno (não afeta o cartão SD).
      5. Toque em Redefinir telefone/tablet.
      6. Para confirmar, toque em Apagar tudo.

      Formatar o cartão de memória

      Android™ 8.0

      Para formatar o cartão de memória

      1. Localize e toque em Configurações > Armazenamento.
      2. Toque em Cartão SD > o ícone de menu (três pontos verticais) e, em seguida, toque em Configurações de armazenamento > Formatar > APAGAR E FORMATAR.

      Android™ 7.0

      Para formatar o cartão de memória

      1. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      2. Localize e toque em Configurações > Armazenamento e memória.
      3. Toque no ícone de menu Avançado > Armazenamento > Cartão SD.
      4. Toque no ícone do menu e, em seguida, toque em Configurações de armazenamento > Formatar.
      5. Para confirmar, toque em APAGAR E FORMATAR.

      Android™ 6.0 (Xperia™ série X e Xperia™ E5)

      Para formatar o cartão de memória

      1. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      2. Configurações > Armazenamento e memória > toque no botão de menu (três pontos verticais) > Avançado > Armazenamento > Cartão SD > toque no botão de menu (três pontos verticais) > Configurações > Formatar.

      Android™ 6.0

      Para formatar o cartão de memória

      1. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      2. Localize e toque em Configurações > Armazenamento > Cartão SD > toque no botão de menu (três pontos verticais) > Configurações > Formatar.

      Android™ 5.0 ou 5.1

      Para formatar o cartão de memória

      1. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos
      2. Localize e toque em Configurações > Armazenamento > Apagar cartão SD .

      Android™ 4.4 e anterior

      Para formatar o cartão de memória

      1. Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
      2. Localize e toque em Configurações > ArmazenamentoApagar cartão SD.
      3. Para confirmar, toque em Apagar cartão SD > Apagar tudo.