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    LIÇÃO 17Captura de uma bela iluminação

    Distância focal: 24mm (equivalente a 35mm), f-stop: 3,2, velocidade do obturador: Compensação de exposição de 1/60 segundo: +1, usando filtro cruzado.

    Sempre que você vê a iluminação deslumbrante de uma vista urbana, quer capturá-la em fotos. Agora vamos mostrar como fotografar uma iluminação de modo que a imagem mantenha o esplendor que você vê na cena real. Ao fotografar, defina a câmera para o modo A, de forma que você possa personalizar a abertura. Normalmente, reduza a abertura quando quiser focar toda a cena e abra a abertura ao máximo quando quiser enfatizar e obter um primeiro plano da iluminação ou decoração.

    Fotografia de toda uma cena

    Ao fotografar uma iluminação, algumas vezes você deseja capturar toda a cena, como em uma vista urbana, mas, às vezes quer capturar o objeto em primeiro plano.

    Toda a cena capturada. Distância focal: 24mm (equivalente a 35mm), f-stop: 2,8, velocidade do obturador: 1/60 seg.

    Primeiro plano capturado. Distância focal: 50mm, f-stop: 1,8, velocidade do obturador: 1/80 seg.

    Geralmente, ao fotografar toda a cena, tente definir a compensação de exposição, o equilíbrio de branco e Estilo criativo de forma semelhante ao fotografar à noite. Além disso, consulte Captura de cenas noturnas surpreendentes, que aborda os conceitos básicos para fotografar à noite.

    Definição da abertura

    Para focar a câmera em toda a cena, fotografe com uma abertura menor. Você pode capturar belas imagens com toda a cena em foco definindo o valor de abertura para entre f8 e f11. No entanto, se você não tiver um tripé, evitar o movimento da câmera é uma prioridade. Mesmo ao fotografar toda uma cena, abra a abertura o máximo possível.

    Compensação de exposição

    Uma dica básica para fotografar iluminações é ajustar o brilho para criar a atmosfera geral. Ajustar a compensação da exposição para + cria imagens mais vibrantes, dependendo da fonte de luz e das definições da câmera.

    Compensação de exposição: 0 (quando definido para Medição multipadrão).

    Compensação de exposição: +1,3 (quando definido para Medição multipadrão).

    Mas como a claridade da iluminação lida com maiores diferenças entre áreas claras e escuras do que em fotos de cenas noturnas típicas, pode ocorrer um maior contraste e você pode não conseguir capturar o que vê simplesmente ajustando a compensação de exposição. Nesse caso, tente ajustar o DRO (Otimizador D-Range). O DRO analisa a imagem e obtém o brilho ideal para cada área da imagem. Diferente da compensação de exposição, que aumenta ou diminui de maneira uniforme o brilho geral da imagem, essa função ajusta o brilho apenas em áreas subexpostas ou superexpostas, o que é especialmente eficaz quando há muito contraste de luz.
    Ao fotografar iluminações, o efeito dessa função se torna aparente em níveis mais fortes (níveis 3 a 5). No entanto, exagerar na correção pode criar imagens artificiais e ruído perceptível. Portanto, selecione o nível ideal verificando as imagens captadas.

    DRO: Desligado.

    DRO: Nv5.

    Aqui, o DRO foi definido para o nível 5. Quando DRO está ligado, as áreas mais escuras são tornadas mais brilhantes, criando uma imagem mais parecida com o que vemos a olhos nus. Outra função útil é o HDR automático, que captura, ao mesmo tempo, três imagens com exposições diferentes e, em seguida, sobrepõe essas imagens para capturar tanto as áreas claras como as áreas escuras.
    Consulte o Manual do usuário ou Guia para aprender a usar o DRO e o HDR automático.

    Equilíbrio de brancos

    Alterando o equilíbrio de branco, é possível alterar a expressão de imagens iluminadas. Embora o WB automático possa reproduzir cores com fidelidade bem perto de como as vemos, você também pode usar Luz do dia para criar uma imagem quente ou Incandescente para criar uma imagem fria ou etérea.

    Equilíbrio de brancos: AWB.

    Equilíbrio de brancos: Luz solar.

    Equilíbrio de brancos: Incandescente.

    Estilo criativo

    Se o ajuste da compensação de exposição, do DRO e do equilíbrio de branco não for suficiente, você também pode tentar ajustar a saturação em Estilo criativo para +. Isso fará com que a claridade da iluminação pareça mais espetacular. Recomendamos também alterar a definição Estilo criativo. Divirta-se com as diversas definições disponíveis em Estilo criativo.

    Estilo criativo: Padrão, sem ajuste de saturação.

    Estilo criativo: Padrão, saturação ajustada para +.

    Fotografia de primeiros planos

    Ao fotografar a luz da iluminação, tente capturar primeiros planos das decorações e pequenos objetos nas proximidades. Um primeiro plano apenas da luz da iluminação tende a destacar as lâmpadas e fios, assim, focar nas decorações próximas ou posicionar o fundo imediatamente à direita pode gerar imagens impressionantes.

    (1) Fotografe ao nível dos olhos.

    (2) Fotografe por um ângulo diferente.

    Esse é um enfeite de árvore de natal em primeiro plano. A imagem (1) foi capturada focando apenas no enfeite sem alterar o fundo. Como não há nenhuma iluminação no fundo, toda a imagem está escura, e o equilíbrio é ruim. Na imagem (2), o ângulo da câmera foi selecionado para capturar outra árvore no fundo. Ela tem um equilíbrio melhor do que a imagem (1) e expressa belamente os belos arredores. Para desfocar o fundo o máximo possível, a abertura foi totalmente aberta, mas com a exposição automática, a imagem pareceu escura, de modo que a compensação de exposição foi ajustada para +. A imagem acima e à direita é uma boa imagem alternativa de um pequeno objeto principal em foco e a iluminação em si como um objeto secundário na composição.

    Desfocagem da iluminação no primeiro plano. Distância focal: 70mm (equivalente a 35mm), f-stop: 2,8, velocidade do obturador: 1/100 seg.

    Você pode fotografar de modo a desfocar a iluminação em primeiro plano, assim como pode fotografar para desfocar a iluminação de fundo. Criar grandes desfocagens redondas de iluminação pode fazer uma imagem parecer mágica. O tamanho e o número de desfocagens redondas podem variar muito, dependendo da iluminação, da distância até a luz e do ângulo da câmera para a captura. Para alcançar o equilíbrio de imagem ideal, tente fazer várias capturas enquanto se move. Se é difícil focar no objeto ao fundo, use o foco manual.

    (1) Distância focal: 130 mm, f-stop: 5,6, velocidade do obturador: 1/200 seg.

    (2) Distância focal: 91 mm, f-stop: 5,6, velocidade do obturador: 1/125 segundo, usando o filtro cruzado.

    Na imagem (1), o foco manual foi usado para ajustar o foco e fazer tudo parecer desfocado. Essa é uma boa maneira de capturar uma imagem interessante quando o objeto é somente a claridade da iluminação.
    Além disso, dependendo da aplicação, é possível usar um filtro cruzado disponível comercialmente para criar uma imagem brilhante, como mostrado em (2).

    Uso de uma lente de distância focal fixa

    Com uma lente de distância focal fixa, você pode criar fotos impressionantes com o fundo ainda mais desfocado, o que funciona bem para fotografar iluminação. Uma lente de distância focal fixa pode capturar mais luz do que uma lente de zoom, criando menos desfocagem para uma captura mais conveniente mesmo em áreas com pouca iluminação.

    f-stop: 2,0, velocidade do obturador: 1/640 seg.

    SAL50F14

    Uma lente padrão de grande abertura que tenha sido bem projetada com abertura de brilho de f1.4. Expresse-se por suas fotografias criando uma desfocagem com a abertura e usando a luz natural. Quando montada em uma câmera digital de lente intercambiável do formato APS-C, a lente oferece a perspectiva de 75 mm de distância focal (equivalente a 35 mm) de uma lente teleobjetiva média, o que a torna ideal para fotografia de retratos. Quando combinado com o SteadyShot em câmeras da série α™, essa lente demonstra seu poder para melhorar a fotografia de mão, mesmo ao fotografar em condições escuras.

    f-stop: 1,8, velocidade do obturador: 1/80 seg.

    SEL50F18

    Essa lente teleobjetiva média tem uma distância focal de 75 mm (equivalente a 35 mm), ideal para retratos. A abertura de brilho de f1.8 e o novo sistema óptico permite fotografar belas imagens desfocadas. Quando combinada com uma função de estabilização de imagem óptica, essa lente demonstra seu poder na fotografia de mão, mesmo em condições escuras. Além disso, o motor integrado e a focagem interna fornecem AF suave e silencioso, ideal para a gravação de um filme. A lente possui exterior de liga de alumínio para uma aparência de alta qualidade.