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    Nível: Iniciante

    LIÇÃO 15Fotografar um show de fogos de artifício

    Distância focal: 28 mm (equivalente a 35 mm), f-stop: 14, velocidade do obturador: 23 segundos.

    O verão é a estação dos fogos de artifício. Com uma câmera, você pode capturar imagens cativantes deles iluminando o céu noturno para momentos brilhantes e fugazes. Você está pronto para tentar fotografar pelo menos alguns neste verão?

    Preparando-se para capturar imagens de fogos de artifício

    Para fotografar belas imagens de fogos de artifício explodindo no ar, você precisará prender a câmera em um tripé, pois o obturador precisa permanecer aberto por longos períodos de tempo. Também vale a pena usar um comando remoto* para abrir o obturador no momento certo. Não basta ter o equipamento certo para fotografar fogos de artifício, também é necessário escolher o local certo para fotografar. Tente se situar na área de exibição principal para ouvir os anúncios e estar mais perto da ação que deseja fotografar, e também para aproveitar a atmosfera do show de fogos de artifício. Ao fotografar nessa área, cuidado para não obstruir a vista das pessoas ao seu redor. Se o seu tripé for muito alto, mantenha-o baixo sem estender as pernas para evitar bloquear a visão das pessoas atrás de você e evitar a desfocagem devido à vibração e ao vento. Verifique com antecedência se o uso de tripés é permitido.

    • * O tipo de comando remoto que pode ser usado varia de acordo com o modelo da câmera. Veja aqui.

    No dia do show, visite o local e configure o equipamento enquanto ainda houver luz. Também é importante verificar se não há iluminação de rua ou fios elétricos que possam obstruir sua visão ao fotografar.
    As opções de lentes podem variar, dependendo da distância até a área de lançamento e o tipo de imagem que você quer capturar, mas recomendamos o uso da lente de zoom padrão do seu kit de lentes. Com esta lente, você pode tirar fotos com uma grande angular mais ampla com uma distância focal curta (1) ou uma foto mais detalhada usando uma teleobjetiva com uma distância focal maior (2).

    (1) Distância focal: 20 mm.(2) Distância focal: 70 mm.

    Imagem capturada de uma distância com definição de teleobjetiva.

    Configuração das definições da câmera

    Depois que o equipamento estiver configurado, configure as definições da câmera.

    Configure o modo de captura da câmera para o modo M e a sensibilidade, a abertura e a velocidade do obturador.

    1. Sensibilidade

    Fogos de artifício são muito brilhantes, portanto, fotografe com a sensibilidade fixada em ISO 100. Você pode ajustar o brilho dos fogos de artifício com a abertura.

    2. Abertura (f-stop)

    Embora o f-stop apropriado varie de acordo com o tipo de fogos de artifício, você pode fotografar diversos tipos de fogos de artifício com a exposição apropriada usando um f-stop de f13. Se você achar que a explosão de fogos de artifício que você capturou está muito clara ou muito escura, use um f-stop entre f10 e f18 como padrão.
    Embora seja melhor ajustar o f-stop de acordo com o tipo de fogos de artifício, recomendamos fixar o f-stop e focar na velocidade do obturador até você pegar o jeito.

    3. Velocidade do obturador

    A chave para capturar imagens impressionantes de fogos de artifício é saber por quanto tempo manter o obturador aberto. Para a velocidade do obturador, selecione [BULB] de modo que você possa ajustar manualmente em que medida ele ficará aberto.
    Quando você ouvir o lançamento dos fogos de artifício, abra o obturador e mantenha-o aberto até que os fogos que explodiram desapareçam. Você conseguirá capturar uma bela imagem da cauda dos fogos de artifício, como mostrado em (1). Se a velocidade do obturador for muito rápida, os fogos de artifício aparecerão como pontos, conforme mostrado em (2).
    Além disso, como a câmera deve ser configurada para liberar o obturador com o comando remoto, verifique o método de configuração com antecedência, o que varia de acordo com o modelo da câmera. Consulte o Manual do Usuário ou o Guia para obter detalhes.
    É possível ainda utilizar o [BULB] para liberar o obturador sem utilizar um comando remoto, contudo tenha cuidado, pois a vibração ao pressionar o botão de liberação do obturador pode fazer com que a câmera balance e a imagem fique desfocada.
    Em todo caso, não se esqueça de desabilitar as funções NR de longa exposição e SteadyShot.

    (1) Velocidade do obturador: 4 segundos. (2) Velocidade do obturador: 1/100 seg.

    Embora manter o obturador aberto por toda uma série contínua de rajadas de fogos de artifício possa criar uma imagem maravilhosa, a luz dos diversos fogos de artifício pode se sobrepor na mesma posição, criando uma imagem contendo áreas brancas e superexpostas.

    Várias rajadas de fogos de artifício sobrepostas.

    Agora você está pronto para fotografar

    Agora que seu equipamento está pronto e as configurações da câmera foram ajustadas, você está pronto para fotografar.
    Em primeiro lugar, ajuste o foco da câmera nos fogos de artifício. Use o foco manual (MF) para ajustar o foco nos fogos de artifício reais. Como é difícil ajustar o foco nos primeiros fogos de artifício, use as primeiras aparições dos fogos de artifício para ajustar o foco e, em seguida, prepare-se para o meio do show e para o final. Para obter mais detalhes sobre foco, pode ser útil usar as funções Assistente de MF e Ampliador de foco.
    Se você não estiver acostumado a utilizar o MF, permita que o foco automático (AF) focalize os fogos de artifício e, em seguida, volte rapidamente para o MF. Em todo caso, é possível ampliar as imagens capturadas na tela de reprodução para verificar se o objeto está focalizado.
    Depois de focar os fogos de artifício, você pode continuar a fotografar com a mesma posição de foco, que pode mudar se você alterar a composição ou aumentar ou diminuir o zoom. Nesses casos, recomendamos verificar o foco das imagens capturadas.

    Amplie parte dos fogos de artifício na tela de reprodução.

    O equilíbrio de branco é importante para fotografar imagens de fogos de artifício que contêm as mesmas cores brilhantes que você vê. Embora seja possível capturar cores bonitas apenas com o [AWB] (equilíbrio automático de brancos), para obter cores mais realistas, tente selecionar [Incandescente] para capturar fogos de artifício com cores intermediárias, tais como ciano, rosa e amarelo limão, e use [Luz do Dia] para capturar fogos de artifício com uma tonalidade bem laranja.
    Para imagens mais coloridas, utilize Estilo criativo e ajuste a saturação para um valor mais alto para criar fotos mais vívidas.

    Equilíbrio de branco [AWB].

    Equilíbrio de branco [Incandescente].

    Maior saturação.

    Se as imagens parecem esbranquiçadas ou com cores embotadas, a despeito do equilíbrio de branco e da saturação, a imagem pode estar superexposta. Se isso acontecer, reduza um pouco a abertura e fotografe novamente.

    Se você estiver acostumado a fotografar, tente ajustar a composição para corresponder aos fogos de artifício.
    Embora a composição ideal dependa da lente usada, do local da captura e da imagem que você está tentando criar, para capturar rajadas individuais de fogos de artifício, use uma composição vertical e, para capturar largas rajadas de fogos de artifício, como as que geralmente ocorrem durante o grand finale, use uma composição horizontal para preencher a imagem com os fogos de artifício. Você também pode fotografar na posição horizontal para capturar explosões individuais junto com o cenário de fundo.

    Captura vertical.

    Captura horizontal de grandes explosões de fogos de artifício.

    Uso de um comando remoto

    Fotografar fogos de artifício usando o modo [BULB] requer o uso de um comando remoto. Usando um comando remoto no modo [BULB], você pode personalizar a cauda dos fogos de artifício e o número de explosões em uma imagem. Como você pode liberar o obturador sempre que quiser sem olhar para a câmera, não precisa vigiar a câmera e pode aproveitar o show de fogos de artifício.
    Além disso, usar o comando remoto reduz o desfoque de imagens causado pelo movimento da câmera ao liberar o obturador e permite longas exposições de mais de 30 segundos, o que é útil quando utilizamos um tripé para fotografias no período da noite e do céu noturno.

    • * Os comandos remotos disponíveis variam de acordo com o modelo da câmera. Verifique a compatibilidade do comando remoto (RMT-P1BT, RM-VPR1) antes de efetuar a compra.

    Velocidade do obturador: 37 segundos.

    Comando remoto com vários terminais. Permite a operação remota do zoom e da trava do obturador (bulb) e vem com um cabo para capturar imagens estáticas e filmes.