ID do Artigo : 00143039 / Última Modificação : 26/02/2016

Como detectar e limpar um vírus, spyware, malware ou outros softwares mal-intencionados.

Produtos e Categorias Aplicáveis para este artigo

Um vírus é um programa que pode infectar um computador sem permissão ou conhecimento do usuário. Ele pode apenas distribuir de um computador para outro quando o host é considerado como um computador não infectado, por exemplo, enviá-los por uma rede, pela Internet ou por uma mídia removível, como um disquete, CD, ou unidade USB. O termo comumente usado para fazer referência ao malware são adware, Cavalos de Tróia ou worms, embora estes são todos tecnicamente diferentes.

IMPORTANTE: Este artigo só se aplica aos produtos e / ou sistemas operacionais específicos. Por favor, consulte a seção de Produtos aplicáveis e recursos para este artigo antes de iniciar estes passos.

IMPORTANTE: A remoção de vírus ou infecção por malware não é coberta pela garantia da Sony. Nós não somos responsável pela perda ou corrupção de suas informações pessoais, confidenciais ou proprietárias ou outros dados localizados em seu computador VAIO® (na sua unidade de disco rígido, uma mídia removível, ou de outra forma).

Para tentar remover uma infecção de vírus, siga estas etapas:

  1. Abra e execute o software de segurança ou antivírus instalado.

    IMPORTANTE:

    • Se estiver executando vários softwares de segurança ou antivírus, eles podem entrar em conflito entre si, assim, deixando o sistema desprotegido. Se esse for o caso, desinstale todos, exceto um dos aplicativos, de preferência aquele que originalmente foi fornecido com o computador.
    • Se não houver nenhum software de segurança ou o antivírus instalado, é recomendável que você baixe e instale o Kaspersky Anti-Virus ou Microsoft Security Essentials. Outros aplicativos de software de segurança e antivírus de terceiros também podem estar disponíveis, mas não são especificamente recomendados.
    • Se informações específicas do modelo são necessária para concluir qualquer uma das etapas nesta solução, consulte o manual de instruções fornecido com o computador. Os manuais são postados em seu modelo de página de suporte.
  2. Atualize o software de segurança ou o antivírus para incluir as definições mais recentes.
  3. Siga as instruções do software de segurança ou antivírus para concluir uma varredura completa do sistema. Se o software de segurança ou antivírus não tenha sido corrompido pela infecção, o software deve ser capaz de identificar e, em seguida, ou colocar em quarentena ou remover a infecção de vírus.
  4. Se você não puder acessar ou usar o software de segurança ou antivírus, reinicie o computador no Modo de Segurança  e tente usar o software novamente.
  5. Se ainda não for possível, execute uma Restauração do Sistema  de volta para uma data em que o computador estava funcionando corretamente e, em seguida, tente novamente usar o software para detectar e limpar o vírus.
  6. Se o software de segurança ou antivírus também foi corrompido pela infecção, não é capaz de concluir uma varredura completa do sistema ou remover a infecção de vírus, mesmo depois de executar uma Restauração do Sistema. Se esse for o caso, entre em contato com o fabricante do software antivírus para eles poderem fornecer assistência.
  7. Se todas as outras medidas falharam ao tentar remover a infecção pelo vírus, em seguida, será necessário executar uma recuperação de formato completo do computador.

    IMPORTANTE: Se um procedimento de backup de dados não foi realizado antes da infecção do vírus, executar um agora terá a possibilidade de incluir a infecção de vírus no backup.