Dicas de fotos > Tirar fotografias de alimentos com aparência deliciosa

    LIÇÃO 4Tirar fotografias de alimentos com aparência deliciosa

    Distância focal: 46 mm/número F: 5,6/velocidade do obturador: 1/100 seg/compensação de exposição: +1

    Ao capturar refeições ou sobremesas, você quer que suas fotos transmitam até o sabor do objeto.
    Para capturar fotos assim, considere a cor e o brilho de forma a capturar a aparência apetitosa da comida de maneira realista.
    Primeiro, ajuste a câmera para o modo P e teste as seguintes técnicas.

    Reproduzindo cor do jeito que você quer

    A cor e o brilho são importantes para deixar as fotos de pratos e de sobremesas deliciosas.
    Primeiro, ajuste a cor com o equilíbrio de brancos. O equilíbrio de brancos é a função que permite ajustar o "branco" padrão, mas também pode ser usado como um filtro de cor em câmeras digitais. Primeiro, faça uma captura com o equilíbrio de brancos automático [AWB] para ver se o resultado está conforme o esperado. Em seguida, teste com [Luz do dia] ou [Nublado], se necessário. Se você ainda estiver procurando a cor certa, use a função de ajuste fino para o equilíbrio de brancos.
    Geralmente, refeições ficam mais deliciosas quando capturadas com cores ligeiramente quentes (matiz avermelhado).

    Essas fotos foram capturadas com diferentes configurações de equilíbrio de brancos. Capturada com [AWB], a foto [1] parece mais branca do que a imagem real, devido à fonte de luz no restaurante. A foto [2] foi captura com [Luz do dia]. A cor mais quente acrescentou um acabamento de aparência deliciosa à foto.

    [1] Equilíbrio de brancos: AWB [2] Equilíbrio de brancos: Luz do dia

    Considerando o ângulo da luz

    O ângulo da luz e o brilho também são importantes. Os pratos ficam mais deliciosos quando capturados com luz de fundo. Quando a captura é feita com luz frontal, a forma e a cor da comida são renderizadas com clareza. No entanto, como a luz não cria sombras sobre o objeto nem brilha através dele, a foto não tem profundidade e parece plana.

    A foto [1] foi capturada com luz frontal. As formas dos pães e frutas são renderizadas com clareza, mas a imagem parece plana, da mesma forma que as fotos de identidade. O flash direto também cria luz frontal e resulta em uma foto semelhante.
    A foto [2] foi capturada com luz de fundo. Com sombras, os pães são renderizados com profundidade. Além disso, as frutas e a bebida parecem mais suculentas graças à luz que brilha através delas. Simplesmente mudar o ângulo da luz faz uma grande diferença no acabamento.

    [1] Captura com luz frontal [2] Captura com luz de fundo

    No entanto, ao fotografar com luz de fundo, o objeto pode parecer mais escuro do que o esperado, devido ao fundo brilhante. Se isso acontecer, use a função de compensação de exposição. Se a comida estiver escura, ajuste a exposição para o lado + para torná-la mais clara. O objetivo é ajustar a exposição com base no brilho da própria comida; não importa se isso torna o fundo um pouco esbranquiçado.

    Na foto [3], a comida parece escura por causa da forte luz que entra na lente.
    A foto [4] foi criada aplicando a compensação de exposição à foto da esquerda. Ao ajustar a exposição com base na comida para torná-la mais brilhante, ela agora parece mais deliciosa.

    [3] Compensação de exposição: 0 [4] Compensação de exposição: +1

    Mudando a composição

    Ao tentar capturar um prato inteiro, frequentemente o resultado é uma foto documental desinteressante. Ao prestar mais atenção à composição, é possível melhorar a atmosfera da foto.
    Nas fotos abaixo, [1] capturou o prato inteiro a partir da posição dos olhos do fotógrafo. Você pode ver o conteúdo do prato, mas a foto parece plana e insípida. Além disso, os pratos e os talheres ao redor no quadro dão uma aparência desordenada.

    Para melhorar isso, a foto [2] foi capturada aproximando-se o máximo possível do prato. Essa técnica capturou o prato tão de perto que ele ficou parcialmente fora do quadro. Essa foto tem um sentido de presença maior e transmite melhor a suculência do prato. O fundo também está mais organizado.
    Além disso, é recomendável fotografar na orientação vertical ou diagonal (com a câmera inclinada), pois isso é eficaz para expressar profundidade.

    [1] [2]

    Tentando lentes de distância focal fixa

    Lentes de distância focal fixa são úteis para a fotografia de alimentos, porque podem criar uma grande desfocagem de fundo. Além disso, como as lentes de distância focal fixa permitem que uma grande quantidade de luz entre na câmera, elas também são eficazes para fotografar em ambientes internos e com pouca luz.

    Distância focal: 50 mm/número F: 2,8/velocidade do obturador: 1/400 seg/compensação de exposição: +0,7

    SAL50F18

    Essa é uma lente teleobjetiva de alcance médio para câmeras de formato APS-C.
    Ela é ideal para a captura de retratos, bem como para enquadrar e isolar áreas de interesse em cenas mais amplas.
    É possível não apenas isolar o objeto desejado considerando-se o enquadramento; você também pode aproveitar a grande abertura máxima de F1.8 da lente e o design de abertura circular para isolar o objeto do fundo usando a desfocagem.
    A grande abertura máxima também facilita capturas com pouca luz. Essa capacidade é reforçada ainda mais pela estabilização de imagem com SteadyShot, disponível nas estruturas das câmeras da série α.

    Distância focal: 50 mm/número F: 2,0/velocidade do obturador: 1/80 seg

    SEL50F18

    Essa é uma lente teleobjetiva de médio alcance com distância focal de 50 mm, perfeita para retratos.
    A grande abertura e o design de abertura circular podem produzir planos de fundo lindamente desfocados .
    Além disso, ao trabalhar em conjunto com o sistema de estabilização da imagem Optical SteadyShot integrado, ele pode disparar imagens nítidas e claras sob condições de pouca luz.