Redes sociais e plataformas para fotógrafos promoverem seus trabalhos e buscarem inspiração

1 de fevereiro de 2024

Inspiração nas redes sociais 24 de fevereiro

Como fotógrafo e criador de conteúdo e vídeo, você certamente sabe que as redes sociais e as novas plataformas são cruciais para você; na verdade, é importante que você escolha as melhores opções de acordo com seu interesse e seus objetivos. Escolha as melhores opções que funcionam para você. Não se contente com apenas uma plataforma, porque quanto mais alternativas você usa para mostrar seu trabalho, mais alcance você pode obter e mais oportunidades de se conectar com outros fotógrafos, artistas e clientes em potencial. Neste artigo, falaremos sobre as melhores redes sociais e plataformas para fotógrafos promoverem seus trabalhos e buscarem inspiração.

Atualmente, as redes sociais e plataformas on-line são cruciais para fotógrafos, criadores de conteúdo e artistas visuais não apenas mostrarem seus trabalhos, mas também se conectarem com clientes e colaboradores em potencial, bem como criarem seu próprio público e gerarem uma conversa.

Instagram O Instagram é a rede social por excelência para fotógrafos, pois nasceu como um aplicativo para compartilhar fotos do seu celular. Atualmente, o Instagram oferece muito mais opções para você, como usar filtros, enviar histórias, postar bobinas, criar vidas ideais para se conectar com seu público, se tornar conhecido e expandir sua base de usuários e clientes em potencial. É muito fácil de usar e você também pode publicar a partir do seu computador ou tablet. Globalmente, o Instagram tem 1,2 bilhão de usuários ativos mensais. Mais de 500 milhões de usuários usam o Instagram Stories diariamente. A maioria dos fotógrafos está no Instagram e, embora nem todos os perfis sejam medidos em número de seguidores, quanto mais criativo você for ao exibir seu conteúdo, maiores serão as chances de conseguir mais público e se destacar dos demais.

Vero

Essa rede social com menos de 10 anos no mercado foi criada para competir com o Facebook e o Instagram e formar uma comunidade de criadores que podem mostrar seus trabalhos em outras plataformas com maiores vantagens, como mostrar fotos em alta definição e não compactadas. O Vero Social não se destina apenas a fotógrafos ou cinegrafistas, existe uma comunidade de artistas como músicos, cineastas ou qualquer outro criador cansado das redes sociais tradicionais. O design do Vero Social permite que as imagens sejam exibidas em tela cheia. O Vero surgiu como uma alternativa às redes tradicionais para dar aos criadores o poder de se encontrar, se conectar e colaborar para compartilhar seus projetos, identidades e paixões. Vero é uma rede social de associação que apoia comunidades, conexões e criatividade. Atualmente, a Vero comprou uma corretora de valores mobiliários tokenizados para oferecer valor agregado a seus membros.

“Essa combinação única de uma rede social de associação de próxima geração e uma bolsa de valores totalmente regulamentada para ativos digitais inaugurará uma nova era para as mídias sociais e a economia criativa.” -Aymann Hariri (CEO da Vero)

Plates

Embora o Instagram esteja repleto de anúncios, tenha um algoritmo que afeta quem vê você e está em constante mudança, então você precisa se atualizar e competir por atenção com frequência, o Plates é um aplicativo de mídia social desenvolvido para fotógrafos e que permite controlar mais o que você vê. É uma nova plataforma que foi projetada para facilitar a localização de fotografias incríveis e a busca de inspiração. Você pode obter qualquer tipo de fotografia que desejar graças a um sistema de etiquetagem e categorização que facilita a pesquisa usando etiquetas e catálogos temáticos. É uma rede criada para ajudar fotógrafos a compartilhar seus trabalhos e buscar inspiração.

Behance O

Behance é uma plataforma de portfólio on-line de propriedade da Adobe, na qual você pode publicar suas fotos e se tornar conhecido por seus colegas artistas. O interessante dessa plataforma é que você pode compartilhar e interagir com seu conteúdo de uma forma mais profissional. É um dos melhores sites de relacionamento fotográfico da atualidade e você pode receber comentários e gerar conversas com clientes em potencial, outros fotógrafos e criadores. Também é um lugar para aprender e ensinar, pois você pode ler comentários de outros criadores e recomendações técnicas sobre fotografia e vídeo. A principal vantagem do Behance é que você pode mostrar seu trabalho para um público maior e fazer contatos profissionais interessantes. Além disso, essa rede social possui um mecanismo de busca onde você pode encontrar projetos por áreas ou categorias específicas. O foco do Behance em portfólios criativos o torna uma plataforma perfeita para mostrar seus projetos. A rede de profissionais do Behance pode ajudar você a estabelecer conexões e fortalecer sua empresa como fotógrafo.

Exposure Exposure é uma plataforma de publicação moderna para contadores de histórias visuais. É uma rede que permite criar e compartilhar facilmente suas histórias exclusivas em fotos e vídeos. A plataforma tem um custo mensal ou anual, mas oferece a milhares de membros uma forma diferente de mostrar suas histórias. Seu design é mais parecido com o de uma revista, onde há mais espaço para texto, permitindo que você expanda e crie sua história de uma forma mais atraente. O Exposure foi projetado para ajudar todos os tipos de pessoas, desde fotógrafos amadores ou profissionais, marcas ou empresas, instituições educacionais, organizações sem fins lucrativos ou equipes esportivas, a ajudá-las a promover suas histórias para que elas ressoem com seu público específico.

Flickr

É uma plataforma com 20 anos de existência com grande popularidade devido à sua capacidade de armazenar, classificar, pesquisar, vender e compartilhar fotos e vídeos online. Estima-se que o Flickr receba mais de 3,5 milhões de imagens diárias todos os dias e haja mais de 87 milhões de usuários na plataforma. Como começou muito antes das mídias sociais, essa plataforma é bem conhecida e ainda é muito popular entre muitos fotógrafos e cinegrafistas. Ao longo de sua existência, muita coisa mudou. Sua versão gratuita tem um limite de 1000 fotos, mas você pode usar seus recursos sem se registrar em uma conta profissional. Você pode salvar fotos de alta resolução, e a conta profissional oferece armazenamento ilimitado e uma opção de visualização em 6K.

YouPic

“Encontre sua casa entre os melhores fotógrafos do mundo” é o lema e o principal objetivo do Youpic, a plataforma que se classificou entre os profissionais mais destacados do mundo por sua capacidade de hospedar conteúdo de alta qualidade. Você pode compartilhar fotos que outras pessoas possam compartilhar e interagir com elas. Sem dúvida, é uma rede mais voltada para profissionais do que amadores, no entanto, funciona muito bem para se conectar com outros fotógrafos, clientes e um público mais especializado. Uma vantagem é que você pode ganhar dinheiro com suas fotos vendendo-as ou abrindo uma loja na plataforma. Tem a possibilidade de incluir dados Exif e dados geográficos. A opção gratuita é limitada e os planos começam em $9 por mês. A plataforma oferece a opção de receber tutoriais de fotografia e muitas outras vantagens.

Pinterest O

Pinterest é uma plataforma na qual os fotógrafos podem mostrar seus trabalhos a clientes em potencial por meio de links que eles podem salvar em seus painéis. O interessante é que, ao postar fotos na rede do Pinterest, você pode arrastar usuários para o seu site e encontrar o trabalho e os serviços que você oferece. É uma rede em que a maioria de seus usuários a usa para encontrar inspiração e encontrar as últimas tendências. Muitos clientes em potencial acessarão o Pinterest em busca de fotos de casamento para se inspirar e podem te encontrar se você estiver nele. Não perca a oportunidade de ter sua própria conta nesta poderosa rede social que pode impulsionar seu negócio fotográfico.

Tumblr O

Tumblr é uma rede social com formato de blog que permite títulos e legendas muito mais detalhados, ajudando você a aprofundar seu processo criativo. É uma plataforma para construir uma base de fãs dedicada. Seu design é mais parecido com um blog do que com uma rede social; portanto, o ideal é usá-la como um meio de fornecer informações sobre os processos criativos que você está desenvolvendo para se conectar com clientes ou parceiros de negócios em potencial que o ajudarão a crescer como criador.

Steller

Steller é uma plataforma que atribui grande importância à narrativa e daí seu nome. Por enquanto, é um aplicativo disponível apenas para iPhone e iPad. Espera-se que em breve eles considerem a comunidade Android. No entanto, é uma aposta interessante por causa de seu formato e funcionalidades. Foi lançado no início de 2014, com uma estética muito cuidadosa que permite converter facilmente fotos, vídeos e textos em histórias, graças à sua interface intuitiva e à variedade de modelos editáveis para inserir conteúdo. Em muitos aspectos, esse aplicativo se parece muito com o Exposure, mas apenas para telefones celulares iPhone. Uma de suas vantagens é que você pode editar histórias depois de publicadas e compartilhá-las em outras redes sociais, como X, Facebook e Pinterest.