Saiba mais sobre as tendências fotográficas que darão o tom em 2024

12 de janeiro de 2024

Tendências de Sfotoene24

Um novo ano começa e, à medida que a tecnologia continua evoluindo, é essencial que fotógrafos e criadores de conteúdo audiovisual levem em consideração o que dominará o mercado em 2024. Por um lado, o vídeo continuará sendo o protagonista nas telas, embora de menor duração, haverá um boom de imagens geradas pela IA, então fotógrafos e criadores terão que produzir fotografias e vídeos mais autênticos e inclusivos. O hiperrealismo se tornará mais importante, embora a fotografia abstrata também tenha um grande impulso. Neste artigo, queremos apresentar a você algumas das tendências fotográficas e de vídeo mais importantes projetadas para 2024.

Tendências de Sfotoene24

Hiperrealismo e imagens

geradas por IA
A inteligência artificial desafiou os limites da realidade visual, revolucionando a forma como as imagens são consumidas e geradas hoje. Todos os dias, surgem novas tecnologias de IA que permitem que fotógrafos e criadores gerem novas imagens que podem causar um impacto maior, incorporando hiperrealismo a elementos que podem ser construídos de uma maneira incrível e criar novas realidades. Para fotógrafos e criadores audiovisuais, é uma oportunidade de incorporar a IA em suas estratégias criativas. Essa é uma das tendências mais importantes e poderosas a serem consideradas na produção de imagens e vídeos em 2024.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada pela Sony | Alpha (@sonyalpha)

Vídeos mais curtos A duração dos vídeos

vem diminuindo devido ao surgimento de histórias ou plataformas como Instagram Reels e TikTok, que se tornaram uma ferramenta de marketing superpoderosa nos últimos tempos e, por esse motivo, 2024 continua a ascensão da criação de vídeos curtos em formato vertical. Quanto mais curtos e ousados forem os vídeos, maior a probabilidade de você chamar a atenção do seu público e mais atraente será seu conteúdo
.

Conteúdo mais autêntico e real

É sabido que existem cada vez mais sites em que os criadores enviam conteúdo mais autêntico e semelhante à vida real. A tendência de ser mais sincero continua sendo a norma e este ano será ainda mais pronunciada. Tente criar vídeos e imagens que projetem essa autenticidade gerando conteúdo real, com pessoas e experiências reais para se conectar mais com seu público.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por — fotógrafo e cineasta (@maledelasernaph)

O TikTok reinará em 2024 A influência que essa rede social teve na cultura visual e na disseminação em massa de conteúdo nos últimos anos

é evidente, e até este ano espera-se que ela reine devido à sua popularidade. Se você pretende criar uma estratégia para sua marca como fotógrafo ou criador de conteúdo, considere estar nessa rede social.

@sonyalpha Acelere nossa velocidade com a novíssima Alpha 9 III, a primeira câmera full frame do mundo com um sensor de imagem de obturador global 💅🏻 Seja o primeiro a experimentar o futuro – a pré-venda COMEÇA AGORA! Toque no link em nossa biografia para pré-encomendar a sua agora ⚡️ #SonyAlpha #wildlifephotography #sportsphotography ♬ IT GIRL (versão limpa) (Edição de rádio) – Aliyah's Interlude

Vídeos AR/VR/AI [realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e inteligência artificial (IA)] Não é segredo

para ninguém que o conteúdo de realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e inteligência artificial (IA) está em alta há algum tempo. À medida que mais pessoas quiserem ver mais conteúdo interativo, esses tipos de vídeos se tornarão mais comuns. Se você quiser se posicionar como fotógrafo ou criador de conteúdo, é bom começar a pensar em usar esse tipo de tecnologia. Atualmente, o tipo de conteúdo educacional interativo é muito procurado. Além disso, as experiências de visita virtual se tornarão cada vez mais frequentes. Sem dúvida, uma tendência que também veio para ficar em 2024
.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) Atualmente,

é muito comum que os usuários compartilhem suas experiências e é uma forma muito eficaz de marketing. Se você é fotógrafo, pode compartilhar a experiência que um cliente teve com seus serviços para criar maior credibilidade e vender sua marca. Isso também acontece com muitas marcas e é uma forma de se tornar conhecido facilmente. Esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário está se tornando cada vez mais importante, pois é uma forma de fidelizar e gerar interação com seu público.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Martin De Iuliis (@martindeiuliis)

Imagens e vídeos autênticos e inclusivos

No que diz respeito às imagens e vídeos, a tendência continuará buscando um estilo mais natural que mostre maior autenticidade e diversidade, como aconteceu nos últimos anos. A busca por uma maior inclusão em termos de diversidade é uma tendência irreversível que continuará dando muito o que falar e que, se possível, deve ser incorporada às suas imagens ou conteúdo de vídeo para alcançar maior alcance com seu público. A ideia é criar histórias em que as pessoas se sintam identificadas e onde diferentes estilos de vida sejam refletidos.

Fotografia abstrata

Acredita-se que o uso desse estilo fotográfico como ferramenta de contar histórias em seu conteúdo visual seja uma das tendências publicitárias de 2024. A fotografia abstrata é uma forma de arte porque usa criativamente a imagem por meio do uso de linhas, perspectivas ou formas abstratas que nos permitem criar um visual completamente diferente para gerar uma resposta do espectador e causar impacto. A ideia é criar uma resposta do público quando sua perspectiva muda.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Tristan Zhou (@trystane)

Conteúdo ousado e brilhante

Nas tendências de 2024, descobrimos que prevalecerá um estilo mais ousado e brilhante, que enfatizará tons alegres e vivos com forte contraste e saturação de cores e iluminação. Esse tipo de conteúdo é usado para transmitir uma mensagem cheia de entusiasmo, alegria e boa energia, amplamente utilizada em publicidade e estilo de vida. É um estilo usado para atrair usuários ou clientes e gerar fidelidade pelo efeito que causam.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por 🌍 Mike Will | Londres (@m .visuals)

Produtos destacados nesta nota