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Sistema de iluminação

Iluminação para imagens refinadas

Esteja você capturando imagens estáticas ou filmes, a iluminação é fundamental para criar o ambiente que transmite de maneira eficaz a sua intenção artística. Aqui, introduziremos algumas ferramentas e técnicas de iluminação que podem ser usadas para capturar imagens com qualidade profissional.

Número de guias de flash (GN)

Flash externo para maiores distâncias

O “Número de guias” especifica a capacidade de uma unidade de flash iluminar objetos a certa distância. O número de guia é igual à distância máxima entre o flash e o objeto, multiplicada pelo número F da abertura específica: Número de guia (GN) = distância (m) x abertura (número F)

Um número de guia de 60 (em metros, a ISO 100), por exemplo, significa que um objeto a 15 metros de distância seria iluminado corretamente com uma definição de abertura de F4 (60 = 15 x 4). Se você diminuir o tamanho da abertura para F8, a distância será reduzida à metade, de modo que os objetos a uma distância máxima de 7,5 metros (60 = 7,5 x 8) seriam iluminados adequadamente. Aumentar a definição da ISO da câmera pode produzir resultados semelhantes ao uso de uma unidade de flash com GN maior.

Unidades de flash externo

Disparo de flash 

Suavizar sombras e melhorar a profundidade

Embora uma configuração de flash fora da câmera possa melhorar a profundidade visual, normalmente é mais fácil e, às vezes, igualmente eficaz, apenas disparar a luz de um flash na câmera em uma superfície próxima, como uma parede ou um teto, para obter uma iluminação mais natural com melhor dimensionalidade. A diferença pode ser significativa e, como a unidade de flash está na câmera, você obtém o máximo em mobilidade e velocidade. O disparo do flash também oferece uma maior cobertura e é ideal quando você precisa iluminar um grupo de pessoas, por exemplo.

Flash direto
FLASH DIRETO
Disparo no teto
DISPARO DE FLASH

Disparo no teto

Mire o flash para o teto para difundir e espalhar a luz, criando ambientes mais suaves e imagens mais sofisticadas do que as obtidas pelo flash direto.

Flash direto

Flash direto

Disparo no teto

Disparo de flash

Disparo de parede

Você também pode disparar contra uma parede para obter sombras suaves incidindo sobre as laterais dos contornos do objeto. Às vezes, essa abordagem também pode combinar melhorar com a iluminação interna.

Disparo no teto
FLASH DIRETO
Disparo de parede
DISPARO DE FLASH
Flash direto

Flash direto

Disparo de parede

Disparo de flash

Sincronização do flash

Sincronização de flash de alta e baixa velocidade

Para criar um bokeh de fundo em uma luz brilhante, é necessário usar uma alta velocidade do obturador e uma grande abertura. Se um flash de preenchimento também for necessário, a velocidade máxima do obturador será limitada e isso pode impossibilitar o uso de uma abertura grande o suficiente. A sincronização de alta velocidade (HSS) possibilita o uso do flash em qualquer velocidade do obturador, de modo que é possível aumentar a abertura conforme necessário.

A sincronização lenta é usada em situações onde é necessária uma velocidade lenta do obturador para expor corretamente cenários de fundo em ambientes internos ou à noite. O flash dispara para expor o objeto e, em vez de fechar imediatamente, o obturador permanece aberto por tempo suficiente para expor o fundo também. Isso proporciona imagens bem equilibradas, onde tanto o objeto como o fundo são expostos corretamente.    

Sincronização de alta velocidade

[Esquerda] Normal [Direita] HSS

Sincronização de alta velocidade

O flash de preenchimento normalmente limita a velocidade do obturador, demandando uma pequena abertura que mantém o fundo em foco. O modo HSS possibilita uma alta velocidade do obturador e uma grande abertura para profundidade de campo muito rasa.

Sincronização lenta

O flash normal expõe adequadamente o objeto, mas o fundo fica escuro. Com o flash de sincronia lenta, tanto o objeto como o fundo são expostos corretamente.

Sincronização lenta

[Esquerda] Normal [Direita] sincronização lenta

Flash fora da câmera

Configurações de 1, 2 e 3 luzes com controle de taxa

Múltiplos flashes fora da câmera podem expandir drasticamente suas opções de iluminação. O controle de taxa, por infravermelho ou a comunicação via rádio podem facilitar a obtenção da saída de luz ideal de cada luz.

1 luz: B

1 luz
1 luz

Embora configurações de várias luzes ofereçam uma maior versatilidade, um único flash fora da câmera pode produzir belas imagens quando a fonte de luz principal é afastada do eixo da câmera para proporcionar sombras e contornos mais profundos e mais interessantes. A luz refletida oferece algum preenchimento adicional. A unidade de flash na câmera (A) é usada somente para controle, enquanto a unidade de flash fora da câmera (B) funciona como a fonte de luz primária de toda a cena.

2 luzes: B + C

2 luzes
2 luzes

Uma configuração de 2 luzes oferece mais versatilidade e controle, permitindo que você posicione as unidades de flash e ajuste a saída para obter a profundidade ideal do objeto com a taxa certa da principal para preencher a iluminação. A “iluminação principal” (B) ilumina o objeto lateralmente, enquanto a iluminação de “preenchimento” (C) suaviza sombras e luzes no fundo. Em comparação com a configuração de 1 luz, acima, o objeto está mais claramente definido e distinguível do fundo. Como na iluminação de 1 luz, o flash na câmera (A) oferece somente controle.

3 luzes: B + C + D

3 luzes
3 luzes

Uma terceira luz fornece maior liberdade para iluminar o fundo e definir os contornos do objeto. Esse exemplo emprega a iluminação principal (B) para iluminar o objeto primário, com uma luz de preenchimento (C) iluminando o fundo de maneira direta e ampla. A terceira luz, a luz de borda (D) neste caso, proporciona uma linha nítida de luz que define o lado do objeto que está mais distante da luz principal, de modo que ela se destaca claramente do fundo relativamente brilhante. Embora essa imagem tenha uma iluminação ainda maior do que qualquer um dos exemplos anteriores, cada elemento está claramente separado e definido. O flash na câmera (A) oferece apenas o controle.

Unidades de flash adequadas para uso fora da câmera

Controle de rádio

Embora o controle remoto infravermelho da luz funcione bem em configurações de curto alcance, onde a iluminação é apropriada e não existem obstáculos para bloquear os sinais de controle, o controle remoto por rádio lidará de maneira confiável com uma diversidade muito maior de ambientes. O comando remoto sem fio (FA-WRC1M) e o receptor (FA-WRR1) da Sony facilitam a definição avançada de múltiplas unidades de flash e podem proporcionar dados de controle precisos e detalhados para até 15 unidades de flash em 5 grupos (3 grupos no modo TTL) a distâncias de quase 30 metros (98,4 pés). Os sinais do controle chegarão aos receptores, independentemente das condições de luminosidade dominantes, da localização do receptor ou dos obstáculos. O controle sem fio via rádio assegura os resultados mais consistentes na mais ampla variedade de situações de filmagem.

Composições profundas

Composições profundas

Com um alcance de cerca de 30 metros (98,4 pés) usando FA-WRC1M e FA-WRR1, você pode posicionar e controlar estrategicamente as luzes para iluminar de maneira mais eficiente objetos distantes ou detalhes do fundo.

Confiável em qualquer luz

Enquanto o controle infravermelho pode ser interrompido pela luz forte do sol ou por outras fontes que incluem componentes infravermelhos, o controle por rádio operará de maneira confiável em quaisquer condições de luminosidade.

Confiável em qualquer luz
Funciona ao redor de obstáculos

Funciona ao redor de obstáculos

O controle de rádio funcionará ao redor de obstáculos que poderiam bloquear o controle infravermelho. Os receptores podem ser posicionados atrás da câmera ou do objeto sem comprometer a confiabilidade.

Comando e receptor de rádio sem fio

Um flash* compatível pode ser equipado com um receptor FA-WRR1, emparelhado com um comando FA-WRC1, para criar um sistema de flash sem fio controlado por rádio

*HVL-F60M/F43M/F32M
*HVL-F58AM/F43AM/F42AM (ADP-MAA, vendido separadamente)

Iluminação LED

Luz adicional para imagens melhores

Desl/lig

Luz adicional para imagens melhores

Luzes LED eficientes e de longa durabilidade podem proporcionar a iluminação extra que você precisa para capturar imagens de alta qualidade. Elas permitem filmar em uma ISO menor e podem obter foco mais facilmente.

Equilíbrio de cores naturais

A luz LED sem ajuste é próxima da luz solar natural, além de ser fácil de corresponder à temperatura de cores de outros tipos de iluminação, proporcionando um equilíbrio de cores naturais em qualquer filmagem.

Equilíbrio de cores naturais

Desl/lig

Ajuste de brilho contínuo

Desl/lig

Ajuste de brilho contínuo

O controle de brilho variável permite que as relações entre brilho e luz sejam ajustadas facilmente para criar o ambiente desejado e obter o nível de detalhes visado.