Ir para o conteúdo

Série EXTRA BASS™

SRS-XB10/XB20/XB30/XB40, GTK-XB5

Luzes fascinantes e som grave em um único pacote

Um festival de música que reúne as pessoas com sua magia musical e visual, com seus graves ressonantes e luzes contagiantes, criando um sentimento de euforia coletiva. A série EXTRA BASS™ de alto-falantes sem fio portáteis e inovadores leva essa experiência para perto da sua casa e permite que os usuários compartilhem dos prazeres únicos da música.

Replicando toda a dinâmica da experiência de um festival

Ouvir música não mais é algo que as pessoas fazem sozinhas — conforme aumenta a popularidade da música dance eletrônica (EDM) e dos festivais de música, as pessoas estão cada vez mais interessadas em compartilhar suas experiências musicais em ambientes ao vivo. Com a série EXTRA BASS, queremos permitir que as pessoas tenham essa experiência sem precisar ir para uma performance ao vivo real. Para capturar a experiência música em sua totalidade, uma que vai além do áudio, fundimos a função de alto-falante convencional (a simples reprodução do som) com iluminação e a durabilidade portátil em um alto-falante sem fio multissensorial.

Imagem de uma parte do EXTRA BASS.

Formato sólido para graves, com fantástica tecnologia de luz

Duas perguntas eram essenciais: como traduzir os sons graves da EDM em formato visual e como oferecer resistência suficiente para experiências únicas em qualquer lugar. Chegamos a uma configuração "sólida" que incorpora frequência de baixo alcance a uma aparência densa e sólida. Além dos sons graves que dão uma identidade visual mais robusta e forte do que os alto-falantes em caixa comuns, o design EXTRA BASS também conta com cantos arredondados que tornam a configuração mais durável. O design sólido engloba toda a experiência do produto, unindo graves poderosos e durabilidade.

Além disso, a iluminação que passa em torno do alto-falante é sincronizada ao som dos alto-falantes para dar aos graves outra dimensão visual. Ao unir uma forma sólida com uma tecnologia inteligente de iluminação, nós criamos um design que leva a experiência do EXTRA BASS para um nível ainda mais envolvente.

Iluminação do EXTRA BASS da SONY.

Para curtir a música juntos

Takuma, diretor-chefe de arte

A ideia era condensar a experiência de festival de música, com som, luz e união, em um produto de alto-falante ativo. Combinar uma forma densa e sólida com a tecnologia de iluminação nos trouxe o que procurávamos: um alto-falante que dá vida às festas.

A funcionalidade de uma forma arredondada

Para criar um design sólido com desempenho de graves poderoso e portabilidade ideal, precisaríamos dos formatos e materiais perfeitos. Para consolidar as diferentes peças com diferentes funções de forma densa e compacta, testamos ideias de estruturas de gabinetes até que chegamos a uma forma arredondada ideal. Quando terminamos a forma básica, decidimos fazer um acabamento duplo: a parte superior tem uma cobertura de borracha lisa, para transmitir simplicidade, facilidade e um design resistente; já a textura com relevo na parte inferior adiciona robustez e transmite uma pegada mais firme, o que facilita o transporte e a montagem. Com um toque de contraste, o acabamento em dois tons completa o design com um estilo funcional.

Visão lateral do SRS-XB20 da SONY.
Visão frontal do SRS-XB40 da SONY.

Vendo os graves por uma mistura de elementos estéticos

O principal foco do design era o alto-falante, que além de ser a peça mais importante do grave profundo, precisava ter impacto visual. Desenhamos a circunferência do alto-falante com uma iluminação em tubo tracejado e demos à grade um padrão de buraco aberto, permitindo que o som passe com clareza e fazendo com que o usuário veja o alto-falante vibrar, o que enfatiza o impacto das frequências graves com pistas visuais. A grade também tem um contorno convexo, que expressa a força do poder espectral que emana do alto-falante. O conceito de "poder" transmite o design de cores da estrutura, enquanto os matizes brilhantes da família BOLD COLOR aumentam a identidade visual do som. De cima a baixo e de dentro para fora, o design realça a experiência de várias formas marcantes.

Durabilidade permite versatilidade

Hibino, gerente de design

O conceito de alto-falante sem fio para decoração está deixando de existir. As pessoas procuram alto-falantes compactos que facilitem o transporte. Por isso, focamos em desenvolver um produto móvel e durável que atendesse a pessoas em acampamentos, festas e outros segmentos de consumo que demandam versatilidade.

Projetando padrões de iluminação para capturar um festival

No mundo da EDM, a iluminação é parte essencial da vibe. Para reproduzir a pegada inconfundível de uma cena de festival, nós desenvolvemos um esquema de cores qu ereflita a dinâmica de sons altos e baixos da música. A iluminação com tubos de luz, que varia entre fases de cores "frias" e "quentes" para o contraste cromático, sincroniza-se com a batia para gerar uma paleta de cores vibrante, o complemento perfeito para os altos e baixos característicos do gênero EDM.

Ao desenvolver nossa exclusiva tecnologia de detecção de batidas, também desenvolvemos um algoritmo capaz de identificar mudanças musicais pela medida, tudo em tempo real. O resultado é um esquema de iluminação que enfatiza a música com recursos de iluminação inteligente. O alto-falante emite flashes brancos na batida, mas não em um padrão constante: os pulsos aceleram e diminuem, dependendo do andamento da música, recriando automaticamente a dinâmica de palco ao vivo.

Iluminação que faz toda a diferença

Fujiki, designer

Em um festival de música, os graves e a iluminação nos tocam em um nível físico. Essa empolgação que atinge o corpo todo era o que nós procurávamos. A detecção de batida e o esquema de cores eram partes essenciais do design, mas também sabíamos da importância de ajudar as pessoas a sentirem emoção real e instintiva na experiência como um todo.

Apresentando a visão global de um festival pela comunicação intuitiva

Nenhum produto pode comunicar sua visão global sozinho. É por isso que o design da comunicação é tão crítico. Totalmente ciente dessa necessidade, a equipe de design criou um logotipo da série EXTRA BASS que engloba a experiência dos graves profundos e o conceito geral da série. O texto do nome EXTRA BASS usa diferentes níveis de espessura, empregando um estilo forte e marcante para a palavra “BASS” visando acentuar a força das baixas frequências e comprimindo os caracteres para capturar a altíssima densidade do design. O gráfico subjacente desempenha uma função importante também. Possuindo elementos que sugerem toda a sensação e o som de uma performance de música ao vivo, os gráficos promovem um vínculo intuitivo entre o produto e a experiência de um festival de música.

Os designers da embalagem também aplicaram uma estrutura de produto dinâmica para criar um layout de alto impacto focado nos graves. Mais do que apenas o cerne do conceito do produto, a experiência dos graves também molda os recursos do design de comunicação em geral.

Tudo gira em torno da experiência com os graves

Matsuda, designer

A embalagem normalmente prioriza realçar a forma do produto. Desta vez, na embalagem da série EXTRA BASS, decidimos colocar a experiência com os graves em evidência. Toda a estratégia de comunicação gira em torno dessa ideia.

Uma fusão surpreendente de graves retumbantes e iluminação inteligente e dinâmica, a série EXTRA BASS vai além do conceito tradicional de um sistema de áudio para enfatizar um novo foco: permitir que as pessoas compartilhem dos prazeres da música em grupos maiores, independentemente do local.

*A disponibilidade do produto pode variar por região e país.